Na segunda-feira (17) uma área de baixa pressão no litoral de SC e RS se afasta em direção ao alto mar, mas segue direcionando o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica para SC, o que deixa o dia com muitas nuvens a nublado com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Litoral Norte, de 26 a 29°C no Vale do Itajaí e de 20 a 25°C nas demais regiões. Ventos com direção de quadrante sul, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 55 km/h), principalmente no litoral.
Mar pouco agitado em todo litoral catarinense. Ondas com direção leste passando para sul e altura de 1,0 a 1,5 m em todo litoral, podendo chegar a picos de até 2,0 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.
TERÇA-FEIRA (18)
Na terça-feira (18) a presença de instabilidades na atmosfera combinadas com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica em direção a SC, deixa o dia com variação de nuvens a nublado, com previsão de pancadas de chuva (que podem ser de moderada a forte intensidade em alguns momentos) e com trovoadas, principalmente no centro-norte do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos pontuais). A partir da noite a tendência é de gradual melhora nas condições do tempo nas áreas de divisa com o RS por conta da aproximação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C na Serra, de 16 a 20°C no litoral e de 14 a 17°C nas demais áreas. À tarde, por conta da nebulosidade, as máximas não sobem, chegando aos 24°C no Extremo Oeste e não passando dos 22°C nas demais regiões. Ventos com direção variando de sul a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.
QUARTA-FEIRA (19)
Na quarta-feira (19) o deslocamento de uma área de baixa pressão pelo litoral do RS deixa o dia com variação de nuvens a nublado, com pequena chance de chuva fraca, isolada no Planalto e Litoral Sul. Nas demais regiões, o avanço de uma área de alta pressão (massa de ar frio) favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Ainda, ocasiona um declínio nas temperaturas, com mínimas de 5°C na Serra, de 16 a 20°C na faixa litorânea e de 7 a 14°C na maior parte de SC. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, aos 17°C na Serra e variam de 18 a 25°C nas demais áreas. No decorrer da noite as temperaturas voltam a cair, o que favorece a sensação de frio. Ventos com direção de sul a sudoeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (de 40 a 60 km/h).
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
A quinta-feira (20) começa com chance de geada nos Planaltos e Grande Oeste, sensação de frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 15°C em todo estado (ficando abaixo dos 10°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale – com chance de registros negativos em pontos da Serra, Meio Oeste) devido a uma massa de ar frio. Este sistema deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte de SC. No litoral a presença de nuvens deve ser maior e rajadas de ventos de (40 a 60 km/h) podem ser registradas por conta de uma área de baixa pressão no oceano que se desloca para o alto mar. Na sexta-feira (21) a massa de ar frio seguirá atuando, deixando o dia com predomínio de sol a poucas nuvens, chance de geada no amanhecer, sensação de frio e temperaturas mínimas baixas (na noite e madrugada), ficando novamente abaixo dos 10°C em grande parte de SC e com chance de registros negativos em áreas dos Planaltos e Meio Oeste.