Equipes trabalham na contenção de encostas e desobstrução de canais; Rua 1202 recebe estacas para evitar novos desmoronamentos à margem de rio
O bairro Ilhota, um dos pontos mais afetados pelo volume recorde de chuva dos últimos dias, concentra nesta semana uma operação intensiva da Secretaria de Obras e da Defesa Civil. Com o solo encharcado e registros de quedas de árvores, o foco das equipes está em garantir a estabilidade das encostas e restabelecer o sistema de escoamento pluvial para prevenir novos transtornos em caso de novas precipitações.
Uma das frentes de trabalho mais críticas ocorre no final da Rua 1202. No local, a força das águas provocou o desmoronamento de parte da margem do rio, ameaçando a infraestrutura da via. Para conter o avanço da erosão, estão sendo instaladas estacas de contenção, uma medida emergencial para segurar o talude e proteger as residências próximas.
Segurança e Drenagem
Além das obras de engenharia, as equipes de campo atuam na remoção de árvores que tombaram sobre imóveis e vias públicas. Paralelamente, uma varredura está sendo feita em todo o sistema de drenagem da Ilhota. O trabalho inclui a limpeza de valas, desobstrução de tubulações e a manutenção de tampas de bueiros que foram danificadas pela pressão da água.
“Estamos com ações emergenciais e preventivas simultâneas. O objetivo é restabelecer as condições de infraestrutura o mais rápido possível e dar segurança para quem vive aqui”, afirmou o secretário de Obras, Jean Idimar.
Monitoramento Contínuo
Mesmo com a trégua da chuva, o estado de alerta permanece. Segundo o diretor da Defesa Civil, Cabo Motta, o monitoramento das áreas de risco geológico é constante. “O solo ainda está muito instável. Nossa integração com a Secretaria de Obras é fundamental para que, ao menor sinal de risco, a resposta seja imediata”, destacou.
A orientação para os moradores da Ilhota é que continuem atentos a qualquer sinal de rachaduras em muros ou inclinação de postes e árvores, acionando imediatamente as autoridades pelo número 199.
RESUMO DAS AÇÕES NA ILHOTA
Contenção: Estaqueamento na margem do rio (Rua 1202).
Limpeza: Desobstrução de galerias e valas de drenagem.
Segurança: Corte de árvores com risco de queda sobre casas.
Manutenção: Reparo de tampas e pavimentação afetada.











