Na quinta-feira (07), o deslocamento de uma frente fria por Santa Catarina reforça as instabilidades e fornece condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, enxurradas e alagamentos pontuais. A chuva e os temporais devem iniciar durante a manhã em áreas do oeste e sul do estado, mas ficam mais intensos entre a tarde e a noite.
As temperaturas máximas chegam aos 34°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí e variam entre 27°C e 30°C no Extremo Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca a moderada.
SEXTA-FEIRA (08)
Na sexta-feira (08), a frente fria se afasta de Santa Catarina e um sistema de alta pressão já avança na sua retaguarda, deixando o tempo firme nas áreas do Grande Oeste e Planalto Sul. No litoral, Vale do Itajaí e norte do estado, a passagem da frente fria ainda provoca pancadas de chuva entre a madrugada e a manhã, mas o risco é baixo para ocorrências. Os ventos passam a soprar de sul/sudeste com fraca intensidade no interior do estado e moderada na região de Florianópolis e do Baixo Vale, com rajadas entre 50 e 70 km/h, trazendo risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos e queda de galhos e árvores nestas regiões. O mar fica agitado no decorrer do dia, com ondas de sul/sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0 m.
SÁBADO (09)
Predomínio de tempo nublado no sábado (09) devido ao aporte de umidade do oceano para o continente provocado pelo sistema de alta pressão. Não se descarta a possibilidade de chuviscos isolados pelo estado. O mar segue agitado, com ondas de sul/sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0 m. As temperaturas máximas não passam dos 20°C no Planalto Norte, variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e oscilam entre 21°C e 24°C nas demais regiões. Os ventos sopram de quadrante leste no estado, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre o domingo (10) e a segunda-feira (11), a formação de áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região norte voltam a provocar chuvas e temporais em Santa Catarina.
Elaborado em: 07/12/2023 às 05:00 – N° 341/2023
Meteorologista: Elen Pelissaro