Nesta terça-feira (24), o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano e o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica provocam chuvas e fornecem condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses, especialmente entre o final da manhã e a tarde.
O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.
As temperaturas máximas variam entre 20°C e 24°C no Grande Oeste e Planalto Sul, onde a cobertura de nuvens é maior, e oscilam entre 29°C e 35°C em todo o litoral, Vale do Itajaí e parte do Planalto Norte, por conta da condição pré-frontal.
QUARTA-FEIRA (25)
Na quarta-feira (25), o tempo segue instável entre o Grande Oeste e o norte catarinense, com possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná, porém o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. Os ventos sopram de quadrante sul no estado, com rajadas entre 40 e 55 km/h nas áreas costeiras e intensidade fraca nas demais regiões. Devido a virada do vento para sul, as temperaturas ficam mais amenas nas regiões litorâneas em relação ao dia anterior, com as máximas variando entre 18°C e 22°C. Já no Grande Oeste e Planalto Norte, as máximas oscilam entre 23°C e 26°C.
QUINTA-FEIRA (26)
Instabilidades atmosféricas seguem atuando sobre Santa Catarina na quinta-feira (26), fornecendo condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo. Do centro ao leste do estado, a condição é de tempo nublado a encoberto. Ventos sem direção preferencial pelo estado, com intensidade fraca. Devido a maior cobertura de nuvens, as temperaturas máximas ficam entre 15°C e 18°C no Meio-Oeste, planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, variam entre 22°C e 27°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre a sexta-feira (27) e o sábado (28), o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano e o intenso fluxo de umidade da região amazônica volta a provocar temporais com fortes rajadas de vento, queda de granizo, chuva intensa e volumosa em santa Catarina.
Elaborado em: 24/10/2023 às 05:00 – N° 297/2023
Meteorologista: Elen Pelissaro