Massa polar trará termômetros abaixo de zero e risco de neve nas serras catarinenses, conforme alertas oficiais
Uma massa de ar polar avançará sobre Santa Catarina a partir de segunda-feira (23), provocando queda acentuada na temperatura, segundo Climaterra e Defesa Civil. A previsão indica a possibilidade de neve isolada em cidades serranas como São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, nas madrugadas de segunda para terça.
Entre terça e quarta, o frio se intensifica, trazendo geadas abrangentes e o provável aparecimento de sincelo — camada de gelo por nevoeiro congelado — nas áreas altas.
Mínimas podem atingir –2 °C ou menos nas serras, com temperaturas baixas também no Vale do Itajaí e litoral sul. A persistente combinação de frio e umidade impõe cuidados redobrados a motoristas e produtores agrícolas.
A Defesa Civil recomenda monitorar boletins oficiais e preparar ferramentas de aquecimento seguro, além de orientar a atenção com vias escorregadias e estradas em altitude.
Grupos vulneráveis — como idosos e pessoas sem moradia adequada — devem buscar auxílio e abrigo junto aos serviços sociais municipais.
Em janelas oportunas, o espetáculo natural pode atrair visitantes à Serra, que devem, entretanto, manter atenção à climatologia instável e seguir protocolos de segurança rigorosos.