FRIO RIGOROSO faz prefeitura ACORDAR

128
Compartilhar

O alerta de frio mais forte parece que aqueceu o coração dos gestores públicos de Itapema. Depois de muitos anos negligenciando os moradores que vivem em situação de rua, este ano a equipe da Assistência Social, juntamente com outros órgãos, se mobilizaram e criaram uma força tarefa para o enfrentamento das temperaturas geladas que estão por vir. Presidente da Casa do Povo, Alexandre Xepa, diz que “NINGUÉM VAI PASSAR FRIO”.

Tom Amaral

Nos próximos dias Santa Catarina deve receber uma onda de frio intenso, com declínio acentuado das temperaturas. A Prefeitura de Itapema resolveu trabalhar neste ano e montou uma força-tarefa para atuar no atendimento das pessoas em situação de rua. O trabalho conta com apoio de todas as secretarias do Governo Municipal, Polícia Militar, GOR, além de outras entidades e a população.

Um local foi preparado para receber as pessoas onde passarão por testes de covid-19, receberão banho, alimentação e pernoite. Os animais de estimação das pessoas recolhidas também receberão atendimento. A equipe de abordagem social fará a vistoria pela cidade e com um veículo encaminhará as pessoas até o abrigo.

“Montamos um espaço provisório para receber as pessoas em situação de rua com toda infraestrutura e assim elas estejam protegidas durante os próximos dias de frio intenso”, destacou a Secretária de Assistência Social, Gabriela Nascimento.
O Secretário de Saúde, Alexandre dos Santos destacou a importância da ação. “Com este local vamos também fazer prevenção em saúde, com a realização dos testes rápidos e primeiros cuidados como aferição de pressão e temperatura”, contou.

Resgate e Doações
O telefone de contato para acionar a Abordagem Social com atendimento 24h é o (47) 9131-1372. A população também pode doar roupas de cama como cobertores, travesseiros, lençóis e roupas em bom estado diretamente na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua 120, nº358, no Bairro Centro.

Ninguém passar frio em Itapema
Antecipando os eventos climáticos previstos para essa semana e que alertam para frios intensos em todo o país, em especial na região Sul, o presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressistas), protocolou na tarde da última segunda (27/07), Indicação para que a Prefeitura prepare uma força tarefa a fim de atender moradores em situação de rua e também animais.

A forte queda de temperatura prevista para esta semana motivou a iniciativa do parlamentar, que pede à Prefeitura urgência na divulgação de orientações sobre como ajudar e também alertas à população. “Diante das noites frias que estão por vir, a ajuda de todos nesse momento é super importante. Se trabalharmos juntos, vamos garantir que moradores de rua e animais enfrentem o frio previsto com segurança e aquecidos. A população também pode e deve ajudar”, ressalta o vereador Xepa.

Animais
O Grupo de Operações e Resgates – GOR, pede apoio da população para arrecadar cobertores, a serem utilizados para aquecer os animais resgatados, que se encontram sob tutela da Associação. Para que o GOR possa buscar as doações, é necessário ligar para (47) 996519961.  O presidente do GOR Pedro Henrique da Silva destaca que a doação de cobertores se faz sempre necessária, já que muitos animais acabam roendo ou rasgando os que são disponibilizados. “Os animais resgatados, que estão aos cuidados do GOR, ficam abrigados em local coberto, com estrado e cobertores para aquecê-los. Os cobertores acabam se deteriorando e assim, precisamos repor em poucos dias. Nesta onda de temperaturas baixas que está por vir, contamos com a ajuda da comunidade para aquecer ainda mais nossos animais” – explica. O Grupo já está recolhendo doações na região.

Ajuda da comunidade
Muitas pessoas estão colaborando com roupas e alimentação e quem desejar doar pode procurar a Assistência Social na rua 120, n 358, no Bairro Centro. O telefone de contato para acionar a Abordagem Social com atendimento 24h é o (47) 9131-1372.