Gestantes de Bombinhas participam de atividades especiais

540
Compartilhar

Costa Esmeralda

Ecografia Ecológica no Pré-Natal conecta mães e bebês

As gestantes acompanhadas na UBS do bairro José Amândio, em Bombinhas, tiveram a oportunidade de participar da sessão de Ecografia Ecológica, uma pintura feita nas barrigas das gestantes, a partir do último trimestre de gestação, onde elas conseguem visualizar de forma lúdica a posição do bebê.

A técnica consiste em realizar a palpação obstétrica, identificando o número de fetos, situação e posição do bebê. Depois de identificada a localização e a determinação da apresentação do feto, inicia a ecografia ecológica. A pintura é realizada com tintas laváveis, atóxicas para a pele. Também são pintados o nome do bebê e outras figuras que embelezem o trabalho final.

Essa técnica não substitui os exames convencionais (ultrassonografia), mas é uma maneira lúdica da mãe conectar-se com o bebê ainda na barriga e fortalecer a formação do vínculo com o profissional de saúde que realiza o acompanhamento do pré-natal, além de humanizar o pré-natal, conforme preconiza a Rede Cegonha.

 

Projeto Rede Cegonha

As gestantes que participam do Projeto Rede Cegonha em todo o município de Bombinhas também podem agendar as visitas na UBS do seu bairro, para o primeiro contato com a maternidade do Hospital Ruth Cardoso. A ação, que começou em janeiro, visa diminuir a ansiedade das gestantes perante ao ambiente onde elas terão seus bebês. O município fornece o transporte e também um profissional que acompanha as visitas e ajuda a tirar as dúvidas das pacientes.

Segue o cronograma das visitas na maternidade, cada gestante pode agendar as visitas na UBS de referência. Esposo, mãe, pai ou filhos, podem acompanhar as visitas junto com as gestantes.