Governo de SC dá presente no Dia dos Professores

439
Compartilhar

Ao mestre com carinho

Além de anunciar a chamada de mais mil professores, remanescentes do último concurso, governador Eduardo Moreira e secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, adiantaram que haverá reajuste de 5% nos salários dos profissionais da Educação

Na tarde da última segunda-feira (15), dia dedicado a homenagear Professoras e Professores, o governador Eduardo Moreira e a secretária da Educação Simone Schramm, resolveram dar dois presentes para a categoria. O primeiro anúncio foi a chamada de mil professores concursados. De diferentes disciplinas, eles assumirão seus postos como docentes do Ensino Médio no começo do ano letivo de 2019. A distribuição será feita com base na necessidade das escolas, conforme a renovação das matrículas.

O outro presente foi o aumento de 5% sobre os salários dos professores públicos estaduais, caindo nas contas a partir da folha de novembro. Moreira se adiantou a explicar que foram feitos muito cálculos antes da tomada de decisão sobre o reajuste. Mas que o Estado tem condições de conceder os 5%. “Fizemos todas as contas. Eu não quero deixar problemas para o próximo governador.”

Reconhecimento

Os anúncios da efetivação dos novos professores e do reajuste de 5% aconteceu durante a entrega de Menção Honrosa pelo governador a três professores públicos estaduais. Os três conquistaram premiações nacionais por projetos que desenvolveram e executaram com seus alunos.

Cristiane Dias – professora na Escola de Educação Básica Maria José Hulse Peixoto, de Criciúma, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita. Ao se dar conta da dificuldade de comunicação por parte de imigrantes, ela incentivou seus alunos a se transformarem em facilitadores, aprimorando o aprendizado de outras línguas.

José Araújo da Rosa – professor na  Dr. Otto Feuerschuette, de Capivari de Baixo. Foi um dos vencedores no Prêmio Professores do Brasil, etapa estadual, concedido pelo Ministério da Educação. Seu projeto foi provocar o pensamento e a atuação política de seus alunos. A turma foi conhecer os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário -, elaborou diagnósticos sobre as necessidades de seus bairros e da própria escola, e desenvolveu projetos. Apresentados aos vereadores, alguns desses projetos já estão em prática.

Márcia de Souza – professora na Escola de Educação Básica Professor João Widemann, de Blumenau, também recebeu o Prêmio Professores do Brasil – etapa estadual. Escritora há vários anos e incentivadora para a produção de textos por seus alunos, ela criou um projeto para a produção de contos, mas sobre personagens atuais e históricos da cidade, casos do municípios e outros. O material resultou em um livro, já distribuída para bibliotecas de escolas públicas e universidades da região.

Para o governador Eduardo Moreira, os três profissionais representavam ali os cerca de 40 mil educadores do Estado, entre efetivos e ACTs. “Santa Catarina é um estado diferenciado por ter pessoas como vocês, educando, ensinando, orientando”, disse ao lembrar que ele mesmo estudou em escola pública em Laguna, cidade onde nasceu.