Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral completa 16 anos de tradição

312
Compartilhar

Nosso Parabéns

“Eu sou gaúcho, catarinense nasci, sempre cultuando a tradição, aqui e em qualquer chão, sou tropeiro como leão, índio velho sem orgulho, minha lei é o coração”, expressa Rudimar Nascimento, fundador do grupo.

Esse é o lema do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral que está comemorando aniversário neste dia 17/04. São 16 anos construindo e aprimorando cada vez mais esse “lema”, colocando amor e dedicação em cada novo trabalho, em cada aluno que chega, em cada festival que participa.

O Tropeiros do Litoral já esteve em 10 Estados Brasileiros e em quatro Países, sempre representando o Brasil e Santa Catarina, levando o nome de Itapema por onde passa.

Essa trajetória iniciou lá em 2004, através dos professores Rudimar e Lisiane, que com todos os esforços possíveis construíram a primeira turma de dança gaúcha, que logo depois evoluiu para várias outras turmas de diversos ritmos, criando coreografias, desenhando e produzindo figurinos. Iniciaram muito jovens, e hoje tem a companhia dos filhos Ketlyn e Kelvyn nas suas produções.

Já passaram pelo elenco do grupo mais de 2 mil componentes, estando hoje com aproximadamente 150 integrantes, entre as modalidades de dança popular, dança de salão, ballet e jazz, nas categorias baby, infantil, juvenil, adulta e veterana.

Grupo campeão

Os troféus são mais de 100, muitos títulos expressivos como ser Campeão do Festival de Joinville, Campeão Brasileiro de Danças Populares, Tri campeão de Desterro, Diversas vezes campeão do Santa Catarina Dança, entre tantos outros Festivais nacionais e Internacionais.

Em tantos trabalhos, estão a montagem de diversos blocos, de diferentes etnias: gaúcho, açoriano, mexicano, ericeira, argentino, bloco Brasil e Bloco Mulher, e ainda conta com os musicais infantis, que ficaram conhecidos por levar milhares de pessoas aos espetáculos do Quebra Nozes especial de Natal, Alice a Procura do Papai Noel e As Princesas e o Livro Mágico.

O Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral recebeu moções na Câmara de Vereadores de Itapema, por todos os serviços prestados em prol da cultura na cidade, além de ter Utilidade Pública Municipal e Estadual.

Pioneirismo

Um dos maiores feitos, é ter iniciado a realização das Semanas Farroupilhas na cidade de Itapema, e hoje ser responsável pelo Encontro Internacional de Etnias, que reúne grupos de diversos Países, e trazer a cultura popular de todos os lugares do mundo para população de Itapema e região.

Todos os anos, o Tropeiros comemora seu aniversário com um grande evento, com lindas apresentações, junto com toda a família e comunidade. Por conta do Covid-19, estão com as atividades suspensas, mas não vão deixar de comemorar. Já tendo criado várias alternativas para que todos os alunos pudessem continuar tendo aulas, dessa vez online, uma grande ação de aniversário está sendo preparada por todas as turmas, e o resultado será divulgado nas redes sociais dos Grupo.

Que tal desejar um Parabéns, acompanhando o Tropeiros pelo Facebook e Instagram?

Facebook: Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e tbm Rudimar Tropeiros

Instagram: @tropeiros_do_litoral