Hospital Santo Antônio sofre intervenção

1741
Compartilhar

De olho nas contas…

Desde o dia 28 do mês passado, a prefeitura de Itapema baixou o decreto 154/2018 que determina a Intervenção Administrativa-Financeira do hospital da cidade durante 30 dias, podendo ser prorrogada.

Cleyton Amaral

A situação da saúde em Itapema realmente está em segundo, diria até, em quinto plano. Diariamente chove inúmeras reclamações tanto no hospital da cidade, como nos postos de saúde do município. A bola da vez é a atual situação administrativa-financeira do Hospital Santo Antônio. Não faz muito tempo, a unidade de saúde localizada no bairro Várzea ganhou as manchetes nacionais pela tamanha brutalidade de dois pacientes que se revoltaram e quebraram toda a recepção do hospital. Agora, novamente, o Santo Antônio volta a ser notícia pela intervenção sofrida por parte da prefeitura do município que começou no último dia 28 e tem 30 dias, podendo ser prorrogada.

O decreto 154/2018 foi publicado no dia 28 de setembro, e determina a intervenção na gestão administrativa-financeira do hospital. Uma assessora especial, com nome de Dilene Jahn Mello foi nomeado para estar à frente de todo o processo. Segundo o documento oficial, a intervenção terá a vigência de até 30 dias, podendo ser prorrogada, mediante requerimento fundamentado da Interventora ou da Comissão de Avaliação e Fiscalização do Contrato de Gestão número 008/2018.

A intervenção destina-se à abertura de conta (s) própria (s), recebimento de repasses previstos no Contrato de Gestão e pagamento de fornecedores, prestação de serviço, e o que mais se fizer necessário para manter-se regulares os atendimentos médicos do hospital.

Durante a intervenção

Neste período, a organização Social Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) deve fornecer todos os comprovantes de despesas requisitados pela Comissão de Avaliação e Fiscalização do Contrato de Gestão (nº 008/2018) para análise de contas.

O que diz o IDEAS

Nossa reportagem entrou em contato com o Ideas, que é responsável pelo hospital, que emitiu a seguinte nota:

Pela transparência da gestão e convicto da correção dos atos, o Ideas apoia a iniciativa anunciada pela prefeita Nilza Simas e tranquiliza o público em geral sobre a normalidade no atendimento, que não será afetado.

POSICIONAMENTO DO IDEAS – A decisão da prefeitura tem total e imediata adesão do Ideas, reforçando a parceria que foca na lisura das ações e no benefício de toda a população.

Uma nova forma de gestão de pagamento de fornecedores com três contas distintas foram criadas. “A ideia é justamente termos as respostas, antes que as perguntas sejam feitas”, destaca o diretor do Hospital Santo Antônio, Ricardo Prazeres, à frente de todo o processo

O que diz a prefeitura

Entramos em contato com a assessoria de comunicação, entretanto, a resposta foi de que a prefeita municipal não iria se pronunciar a respeito.