IFC Camboriú abre inscrições para curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho

76
Compartilhar

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 28/07, para o processo seletivo para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. O curso é subsequente ao ensino médio, ou seja, para as pessoas que já concluíram o ensino médio e estão buscando uma formação profissional.

Ao todo são ofertadas 40 vagas gratuitas e para ingresso no segundo semestre letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e realizadas de forma on-line.

Ingresso
O processo seletivo será na forma de sorteio público, realizado no dia 02 de agosto de 2021. Os candidatos inscritos receberão um número de sorteio logo após o término do período de inscrição.

Quem pode participar
Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o ensino médio (qualquer uma das formas de conclusão é válida: ensino médio regular, pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos).

As inscrições
A inscrição deve ser realizada até o dia 28/07, gratuitamente, pelo Portal do Candidato do IFC: candidato.ifc.edu.br/ . Ao entrar no Portal, o candidato deve fazer o cadastro no sistema, selecionar o curso (Técnico Subsequente ao Ensino médio em Segurança do Trabalho) e optar pela ampla concorrência ou pelo por meio do Sistema de Ações Afirmativas (cotas).

Os candidatos que escolherem as ações afirmativas (cotas) concorrerão, primeiramente, na Ampla Concorrência e, se não classificados, concorrerão em seu respectivo grupo de Ações Afirmativas (cotas).

As ações afirmativas são estabelecidas nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, do Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, do Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017 e da Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017 e da Portaria no 1.117, de 01 de novembro de 2018.
Para esclarecer as dúvidas, o IFC disponibiliza um tutorial para mostrar como se inscrever: confira aqui

Você sabe o que faz um Técnico em Segurança do Trabalho? Conheça mais sobre o curso:
Cabe ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho preparar para a atuação em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.

Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalhador. Orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC). Coletar e organizar informações de saúde e de segurança do trabalho. Executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle sobre as situações no ambiente de trabalho.

Todas as atribuições e atividades profissionais do Técnico em Segurança do Trabalho estão indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do Ministério do Trabalho.

Área de atuação
O campo de atuação envolve ambientes ocupacionais de instituições publicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realização de cursos de prevenção, saúde e segurança ambiental.

Forma de ensino: Subsequente ao Ensino médio (pós-médio)
Modalidade: Presencial
Duração: 2 anos
Período: Noturno
Carga horária: 1.200h
Escolaridade exigida: Ensino médio completo