IFC Camboriú convida comunidade para participar da programação da Semana do Cão-guia

54
Compartilhar

Melhor amigo
Para comemorar o Dia Internacional do Cão-guia, o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC) promove uma série de atividades esta semana para conscientização e troca de informações com a população a respeito da temática. Durante todos os eventos, o Centro também fará o cadastro de famílias socializadoras, que são pessoas voluntárias que se dispõe a socializar o futuro cão-guia durante, aproximadamente, 15 meses. O papel das famílias é conduzir o cachorro à todos ambientes sociais possíveis (trabalho, transporte público, comércio etc) para que o futuro cão-guia desenvolva um comportamento apropriado para exercer o trabalho de guiar.

Programação

Quarta (24/04)

A programação inicia nesta quarta-feira, 24/04, na Praça das Figueiras, no centro de Camboriú. Das 14h às 16h30, uma equipe do IFC Camboriú ficará disponível para orientar a comunidade sobre o trabalho do Centro de Formação e a tecnologia assistiva cão-guia.

Sábado (27/04)

Lançamento livro Cão-guiaJá no sábado, 27/04, o encontro será no stand montado no Balneário Camboriú Shopping (espaço próximo às Lojas Americanas), com orientação e interação entre usuários, treinadores e famílias socializadoras. No mesmo dia, às 18h30, será lançado oficialmente o livro “Cães-guia no Brasil: primeiros estudos”. A obra reúne artigos produzidos a partir da oferta do primeiro curso de treinador e instrutor de cães-guia, realizado pelo IFC. O livro foi organizado por Márcia Santos de Souza, Diana Cuglovici Abrão, Luiz Alberto Ferreira e Olivia Von der Weid.

Domingo (28/04)

No domingo, 28/04, das 16h às 18h, acontece o encerramento da programação, com a participação do IFC Camboriú no evento “AtlantiCão”, no térreo do Atlântico Shopping, em Balneário Camboriú. Durante o AtlantiCão, será realizada a palestra “O cão-guia e o papel das famílias socializadoras”.