11 C
Itapema
domingo, agosto 23, 2026
mais
    InícioCidadesBombinhasIMA autoriza construção de nova Estação de Tratamento de Esgoto em Bombinhas

    IMA autoriza construção de nova Estação de Tratamento de Esgoto em Bombinhas

    Em:

    Em Destaque

    Cadastro Único: entenda para que serve e por que é importante manter os dados atualizados

    Inscrição é utilizada na seleção para diversos programas sociais...

    Itapema capacita servidores para tornar compras e licitações mais eficientes

    Formação aborda planejamento, legislação e procedimentos que antecedem as...

    Conasa entregará 520 filtros de água durante o Sertões 2026

    Empresa apoia ações socioambientais do maior rally off-road das...

    Obra de R$ 180 milhões deve ampliar capacidade de tratamento e levar cobertura de esgoto a quase toda a cidade até 2028

    O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza o início da construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bombinhas. A licença foi concedida à concessionária Águas de Bombinhas, empresa do Grupo Aegea, responsável pelos serviços de saneamento no município.
    A autorização também prevê a liberação do corte de vegetação necessário para o início das obras, etapa que antecede os trabalhos de terraplanagem. A nova estação será construída no bairro José Amândio e a previsão é de que o sistema esteja concluído até 2027.
    Atualmente, o município conta com uma estação com capacidade de tratamento de 50 litros por segundo. Com a nova estrutura, essa capacidade passará para 165 litros por segundo, ampliando significativamente o sistema de esgotamento sanitário da cidade.
    Segundo a concessionária, o investimento total no sistema de esgoto deve chegar a R$ 180 milhões até 2028, considerado um dos maiores aportes proporcionais em saneamento para cidades litorâneas de pequeno porte no país.

    Desafio ambiental e populacional
    Com cerca de 28 mil habitantes fixos, Bombinhas está entre os menores municípios litorâneos do Brasil em população. Apesar disso, a cidade enfrenta grande variação populacional durante a alta temporada de verão, quando recebe mais de 1,5 milhão de visitantes entre dezembro e março.
    Além da pressão turística, aproximadamente 75% do território do município está inserido em áreas de proteção ambiental, o que exige planejamento cuidadoso na implantação de infraestrutura urbana.
    De acordo com a presidente da Aegea em Santa Catarina, Reginalva Mureb, o investimento busca garantir proteção ambiental e melhorar a qualidade de vida da população.
    “Bombinhas precisa desse investimento para proteger seu principal patrimônio, que é o meio ambiente. Estamos implantando um sistema robusto, adequado à realidade do município”, afirmou.

    Ampliação da rede de esgoto
    Paralelamente à construção da nova estação, a concessionária segue ampliando a rede coletora de esgoto. Até o momento, cerca de 58 mil metros de tubulações já foram implantados. O cronograma prevê a instalação de mais 40 mil metros em 2026 e outros 43 mil metros em 2027.
    Com a entrada em operação da nova ETE em 2027, a expectativa é que o município alcance cerca de 73% de cobertura de esgotamento sanitário. A meta para 2028 é atingir 97% de cobertura, aproximando-se da universalização do serviço.
    A ampliação do sistema deve contribuir diretamente para a preservação ambiental, melhoria da balneabilidade das praias, fortalecimento do turismo e valorização imobiliária em Bombinhas.

    Fonte: NDMAIS

    Cidades