24.5 C
Itapema
segunda-feira, julho 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaIntensificação de um sistema de baixa pressão no RS influencia o tempo...

    Intensificação de um sistema de baixa pressão no RS influencia o tempo em SC

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio

    “Nossa intenção não é aumentar os impostos, é só...

    Itapema vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

    Nos próximos dias Itapema estará presente na fase Estadual...

    Intensificação de um sistema de baixa pressão no RS influencia o tempo em SC

    Na terça-feira (16), a intensificação de um sistema de baixa pressão no RS, fornece condições para a formação de temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais. A chuva mais intensa deve ocorrer principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense a partir da tarde, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

    O vento sopra de direção norte/noroeste com intensidade fraca, com rajadas de até 45 km/h do Grande Oeste ao Planalto Norte.

    As temperaturas seguem altas, variando no amanhecer entre 12 e 20°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale e entre 19 e 26°C nas outras áreas. À tarde as máximas oscilam entre 25 e 30°C no Planalto Sul e entre 29 e 38°C pelo estado.  O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias. 

    Mar calmo em toda a costa catarinense com ondas de direção sul/sudeste e alturas entre 0,5 e 1,0 m.

    mapppa1

    QUARTA-FEIRA (17)

    Na quarta-feira (17), a formação de uma frente fria sobre o RS e seu avanço por SC, favorece a ocorrência de chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado vizinho entre a madrugada e manhã. Entre a tarde e à noite, o avanço das instabilidades pelo estado somado à oferta de calor e umidade, intensifica os temporais que avançam em direção às demais áreas catarinenses. O risco é alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas pontuais, nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Alto Vale e da Grande Florianópolis e moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados no Grande Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. O vento sopra fraco a moderado de direção noroeste/oeste em todo o estado ao longo da manhã, virando de direção sudeste/leste a partir da tarde no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h em todas as regiões. O risco relacionado aos ventos é baixo a moderado. As temperaturas mínimas oscilam entre 20 e 28°C no Oeste, Extremo Oeste e na costa da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e variam entre 18 e 24°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 20 e 28°C no Planalto Sul e variam entre 27 e 38°C no restante do estado. O risco permanece baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

    mapppa2

    QUINTA-FEIRA (18)

    Na quinta-feira (18), o tempo segue instável durante todo o período no estado, devido a influência da frente fria combinada a uma área de baixa pressão. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais, principalmente nas áreas do centro ao leste do estado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de direção noroeste/oeste do Grande Oeste aos planaltos e de direção sul/sudeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h nas áreas de divisa com o PR à tarde. A sensação de calor e abafamento ainda segue, com temperaturas mínimas variando entre 17 e 25°C por SC e com máximas marcando entre 21 e 26°C no Planalto Sul e entre 24 e 34°C nas demais áreas. O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

    mapppa3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS,

    Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), instabilidades atmosféricas seguem mantendo o tempo instável em SC, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.  As temperaturas máximas seguem altas no estado, variando de 25 e 35°C na sexta, no sábado elas diminuem, variando entre 23 e 28°C.

    rodape 1

    Elaborado em: 16/01/2024 às 05:00 – N° 016/2024

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades