Itapema ganha a primeira Cooperativa Escolar de Santa Catarina

964
Compartilhar

CoopReis

Sicredi Vale Litoral SC, em parceria com a Secretaria de Educação de Itapema, incentiva o projeto pioneiro no Estado.

Constituída na última quinta-feira, dia 11 de outubro de 2018, na Escola Municipal de Educação Básica Paulo Reis, em Itapema/SC, a primeira Cooperativa Escolar do estado de Santa Catarina, denominada CoopReis.

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados; sob a orientação da Professora Orientadora Denise Maria Mateus, é desenvolvido o empreendedorismo, para que através da vivência possa formar futuros líderes, gestores e cidadãos com responsabilidade.

Estiveram presentes no evento: a Prefeita Municipal de Itapema, Exma. Sra. Nilza Nilda Simas; Secretária de Educação do Município, Alessandra Simas Ghiotto; Diretora da Escola Municipal Educação Básica Vereador Paulo Reis, Sra. Josiane Maria Simas; professor responsável pela metodologia aplicada, Sr. Everaldo Marini, de Nova Petrópolis-RS, Presidente da Sicredi Vale Litoral SC, Sr. José Domingos de Andrade; Diretor Executivo da Sicredi Vale Litoral SC, Sr. Arão João da Silva Neto, pais dos alunos, professores e demais convidados.

Pelos próprios alunos

As cooperativas escolares  são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos da associação e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade, através do desenvolvimento do objeto de aprendizagem, obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com distribuição dos resultados proporcionais aos membros participantes.

O presidente do Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, acredita que das cooperativas escolares sairão futuros líderes, não só para o cooperativismo, mas também para a sociedade em geral. “A importância é fortalecer o cooperativismo, elo forte da economia brasileira e fator de desenvolvimento social diferenciado”

Esta é a proposta da Sicredi Vale Litoral SC: contribuir efetivamente para aplicação do 5º princípio do cooperativismo: Educação, Formação e informação, incentivando a participação dos alunos em atividades práticas, oportunizando uma formação que contribua para o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos, com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo Cooperativista sustentável.

 Sobre cooperativas Escolares:

As Cooperativas Escolares constituem um projeto educativo e estão amparadas pela lei Nº 8.069, de 13 DE JULHO DE 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da lei nº 5.764/71. Segundo o ECA, deve ser assegurado aos jovens:

 I- garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular;

Il- atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;

lII –    horário especial para o exercício das atividades.

  Portanto, dentro da realidade das cooperativas escolares brasileiras, as determinações acima e as mencionadas na lei 5.764/71 são fundamentais e obrigatórias