18.3 C
Itapema
quinta-feira, junho 18, 2026
mais
    InícioEconomiaItapema recebe R$ 2,4 milhões em emendas federais para infraestrutura, lazer e...

    Itapema recebe R$ 2,4 milhões em emendas federais para infraestrutura, lazer e causa animal

    Em:

    Em Destaque

    Câmara de Itapema entrega Moção de Aplausos ao paratleta Henrique Sommer

    Homenagem proposta pela vereadora Irmã Rute destaca conquistas nacionais...

    Saúde promove palestra sobre HPV e orienta trabalhadores sobre prevenção e direitos

    Ação em empresa local reuniu 180 colaboradores e destacou...

    Recursos foram confirmados pelo deputado Rafael Pezenti em reunião com o prefeito Alexandre Xepa e lideranças locais; maior parte do montante será aplicada no recapeamento de vias públicas

    O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, recebeu nesta terça-feira (2) a visita oficial do deputado federal Rafael Pezenti. O encontro institucional serviu para formalizar e confirmar a destinação de R$ 2,4 milhões em emendas parlamentares federais que serão injetados diretamente no orçamento do município. A reunião de entrega contou com a participação dos secretários Jean Idimar da Silva e Nicko Silva, da presidente do Poder Legislativo, Zulma Souza, e dos vereadores Léo Cordeiro e Nei Sassaki, além de lideranças comunitárias.
    A distribuição dos recursos federais foi planejada para contemplar diferentes setores estratégicos da administração pública municipal. O principal lote da verba, no valor de R$ 1 milhão, foi carimbado para a área de infraestrutura urbana, tendo como foco prioritário o recapeamento asfáltico de vias públicas e o andamento de obras de engenharia rodoviária pela cidade.
    Outra fatia importante, orçada em R$ 500 mil, será empenhada no setor de urbanismo para a implantação e revitalização de praças públicas e espaços comunitários de lazer. O setor operacional da prefeitura também terá reforço logístico com a aplicação de R$ 450 mil na aquisição de uma nova máquina retroescavadeira, ampliando a frota de serviços urbanos.

    Qualificação e proteção animal
    O pacote de emendas destinou ainda R$ 250 mil para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a finalidade de expandir a oferta de cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional aos moradores, estimulando o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho. Por fim, a causa animal foi contemplada com um aporte de R$ 200 mil, que será revertido em ações de proteção, bem-estar e ampliação dos atendimentos clínicos veterinários executados pela municipalidade.
    O prefeito Alexandre Xepa enalteceu o apoio recebido da bancada catarinense no Congresso Nacional. “O deputado Pezenti tem sido um grande parceiro de Itapema. Esses R$ 2,4 milhões chegam para somar a tantos outros investimentos que já conquistamos para a cidade e que estão ajudando a transformar a vida da nossa população”.
    O parlamentar federal ressaltou que a divisão das verbas foi construída de forma participativa com o escalão local. “Nosso trabalho em Brasília é ouvir os municípios e buscar recursos para atender as demandas que chegam até nós. Essas emendas foram definidas em conjunto com o prefeito Xepa e as lideranças locais, priorizando áreas importantes para Itapema”, concluiu Pezenti.

    Raio-X da distribuição dos recursos públicos
    Infraestrutura: R$ 1 milhão destinados a obras e recapeamento asfáltico de vias urbanas.
    Lazer e Urbanismo: R$ 500 mil voltados para a criação e melhoria de praças e espaços de convivência.
    Maquinário: R$ 450 mil reservados para a compra de uma retroescavadeira para a frota municipal.
    Desenvolvimento Econômico: R$ 250 mil aplicados na ampliação de cursos de qualificação profissional.
    Bem-Estar Animal: R$ 200 mil focados em ações de proteção e serviços da causa animal.

    Cidades