Itapema registra 20 casos confirmados de dengue

675
Compartilhar

Estado de Emergência

Secretária de Saúde da cidade usou a tribuna da Câmara de Vereadores para chamar atenção dos itapemenses. 14 no Morretes, 02 dois na Meia Praia, 02 no Tabuleiro, 01 no Sertão do Trombudo e 01 no Centro.

Cleyton Amaral

O município de Itapema decretou recentemente Estado de Emergência devido ao surto de dengue na cidade. Até o presente momento já foram confirmados 20 casos, todos contraídos em nosso município. Na última sessão da Câmara de vereadores, que ocorreu na última terça (08), a secretária de Saúde da cidade solicitou o uso da Tribuna para pedir apoio de todos no combate ao mosquito. Em suas palavras, a prevenção continua sendo a única maneira mais eficaz contra a dengue.

Com o decreto de Estado de Emergência, a prefeitura irá contratar mais 40 agentes de endemias e também fica liberada para fazer a contratação de uma empresa para fazer a limpeza de terrenos baldios e o recolhimento de entulho. Ainda conforme a fala da secretária Juliana Peron, o sorotipo do mosquito em Itapema é diferente do sorotipo do mosquito em Santa Catarina. Enquanto o registro do mosquito do sorotipo em SC é do tipo A, aqui em Itapema o sorotipo dos casos é do tipo B, o que comprova que o mosquito que está causando este número alarmante de caso veio de outro estado, possivelmente do Espírito Santo, ele pode ter vindo de “carona” em algum caminhão.

Infestação por bairro

Morretes – 14 casos confirmados

Meia Praia – 02 casos confirmados

Centro – 01 caso confirmado

Sertão do Trombudo – 01 caso

Moradores começam a agir

O Conselho Local de Saúde do Bairro Jardim Praiamar, juntamente com Associação dos Moradores convida a população da comunidade para participarem do Mutirão Contra a Dengue que acontece neste sábado, dia 12. A Conasa Águas de Itapema irá disponibilizar sacos, luvas um caminhão e três funcionários. A secretaria de Obras também participará com um caminhão para recolher móveis velhos e entulhos. Os interessados poderão se encontrar na rua 462A, esquina com a rua 462, a partir das 8h, no Jardim Praiamar.

Recomendações para evitar a proliferação do mosquito

Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, colocar areia até a borda;

Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;

Manter lixeiras tampadas;

Deixar os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

Tratar a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;

Manter ralos fechados e desentupidos;

Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo, uma vez por semana;

Retirar a água acumulada em lajes;

Dar descarga, no mínimo, uma vez por semana em banheiros pouco usados;

Manter fechada a tampa do vaso sanitário;

Evitar acumular entulhos, pois podem se tornar locais de foco do mosquito;

Denunciar a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde