24.7 C
Itapema
domingo, outubro 6, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaItapema sedia Plenária de Conselheiros do CRECI/SC nesta quarta-feira

    Itapema sedia Plenária de Conselheiros do CRECI/SC nesta quarta-feira

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 04/10: PSD e PL declaram guerra até 2026

    Das surpresas que esta reta final de campanha nos...

    Pedala Itapema brilha em competições no fim de semana com resutados expressivos

    Os eventos, válidos para os rankings da Federação Catarinense...

    Itapema será sede da Plenária de Conselheiros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), nesta quarta-feira (15), das 9h às 12h, no Tri Hotel Premium. O crescimento do mercado imobiliário em Santa Catarina e a campanha contra os aumentos excessivos das taxas dos cartórios estão entre os temas debatidos.
    O CRECI vai apresentar um estudo sobre os impactos dos aumentos de até 200% nas taxas dos cartórios para o Tribunal de Justiça e para a Frente Parlamentar Imobiliária de Santa Catarina. O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção da FIESC e com a Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).
    Após as críticas públicas do CRECI/SC à aprovação do projeto do Tribunal de Justiça, sem o devido debate, parlamentares da Frente Parlamentar Imobiliária admitiram que a proposta foi de fato votada sem a discussão necessária. Com a pressão, a Frente Parlamentar convidou entidades ligadas ao setor imobiliário para criar um grupo de trabalho, com o objetivo de elaborar propostas que se contraponham ao aumento.
    Os números são alarmantes, em prejuízo dos negócios imobiliários, da regularização dos imóveis e da sociedade. Levantamento do Observatório da FIESC mostra que os novos aumentos não se justificam, pois têm sido acima da inflação nos últimos anos. Entre 2017 e 2024, o crescimento acumulado dos registros sem valor foi de 349,9%, contra 37,8% do IPCA e 70% do IGP-M. A maioria dos atos de registro de imóveis está acima do IPCA.

    Cidades