Itapema sobre no Índice de Gestão Fiscal dos Municípios Brasileiros da Firjan

360
Compartilhar

A gestão fiscal de Itapema segue avançando. De acordo com o Índice de Gestão Fiscal dos Municípios Brasileiros da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a cidade cresceu na pontuação. Em 2017 (ano base 2016) ocupamos a posição 287° no Estado e 3.647° Nacional ; em 2018 ( ano base 2017) passamos para posição 200° no estado e 1.568° Nacional e agora em 2019 (ano-base 2018) pulamos para 73° estadual e 399 Nacional.

O “Índice Firjan de Gestão Fiscal” (IFGF) é um estudo anual que tem por objetivo fortalecer a cultura da responsabilidade administrativa ao fornecer subsídios para uma gestão pública eficiente e democrática. Os dados são extraídos dos resultados fiscais que as prefeituras declaram à Secretaria do Tesouro Nacional e revelam onde foram alocados os recursos arrecadados. Por esse motivo, ele é considerado uma ferramenta de controle social capaz de aprimorar a gestão fiscal dos municípios.

“Este números são resultado de todo esforço da equipe de Governo em aprimorar a gestão aplicando de forma adequada os recursos. Desde que assumimos em 2017 reduzimos secretarias, cargos de comissão e avançamos no investimento em todas as áreas como saúde, educação e infraestrutura”, destacou a Prefeita Nilza Simas.