Itapema terá Zona Azul até o verão?

671
Compartilhar

Estacionamento

Às vésperas da temporada, o descompasso entre o aumento do número de carros e a falta de espaço no município faz com que seja cada vez mais difícil conseguir um lugar para estacionar, especialmente na Meia Praia. A implantação do sistema rotativo está em fase de licitação, mas ainda sem uma data concreta.

Cleyton Amaral

Para quem utiliza o transporte próprio, resolver compromissos nos bairros do Centro e Meia Praia, em Itapema, exige paciência, uma vez que até mesmo a simples tarefa de pagar uma conta pode custar tempo aos que buscam uma vaga dentro do quadrilátero central. O problema tende a agravar ainda mais com chegada da temporada. A falta de espaço para estacionamento é uma reclamação antiga de quem frequenta a nossa cidade na temporada. A lei sancionada já está em vigor, e atualmente o processo está em fase de licitação, que está sendo acompanhada pela Tribunal de Justiça de SC, como informou a assessoria da prefeitura.

A comerciante Rosemeire Fernani Claro, 55 anos, acredita que o crescimento da frota na alta temporada é uma “realidade inevitável”, tendo em vista que, em sua opinião, ter um veículo próprio não é mais uma questão de luxo, mas de necessidade. Ela aponta que muitas famílias já possuem mais do que um carro como forma de garantir autonomia aos membros da casa. “Eu mesma não posso parar minhas atividades aqui no centro para ir buscar minha filha nos lugares, sendo assim, ela tem um veículo para se locomover”, expõe. Diante dessa expansão, pondera que as vias urbanas estão cada vez mais lotadas e sem espaço para parar os automóveis.

Como fica com a Zona Azul?

De acordo com o Decreto 163/2018, que entrou em vigor a partir de 22 de outubro deste ano, determina algumas regras:

Fica estabelecido que o estacionamento rotativo funcionará das 9h às 19h, de segunda a sexta, no sábado, das 9h às 13h. Nos feriados, não funcionará. O período máximo de estacionamento contínuo numa mesma vaga na Área Azul para veículos e motocicletas será de 2h (duas horas), vedada a sua prorrogação. É obrigatória a retirada do veículo após o término do período previsto, ficando o infrator sujeito às penalidades. O veículo apreendido poderá ser retirado por seu proprietário ou procurador constituído, após o pagamento das despesas decorrentes do recolhimento. Ficam fixadas as tarifas abaixo, referentes aos períodos de estacionamento, nas áreas controladas:

I – R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por uma hora para veículos na Área Azul;

II – R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos) por uma hora para motocicletas nas Área Azul.

O pagamento é devido por vaga, sendo a fração de hora computada como hora cheia para todos os fins.