Itapemenses avaliam trabalho do secretariado do Executivo municipal

284
Compartilhar

Fala, Povo !

 

Em suma, os secretários municipais trabalham na prefeitura, e eles tem a missão geral de planejar, criar, normatizar e executar os sistemas da administração de uma prefeitura. Perguntamos aos nossos internautas/leitores, como eles avaliam cada profissional.

 

Cleyton Amaral

 

Com “supersálarios” que chegam a quase R$ 10 mil por mês, o jornal A Hora questionou a comunidade sobre o desempenho desenvolvido pelo primeiro escalão do Executivo municipal. Alguns secretários estão desde o início da gestão, como a secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto e secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé. Outros “aterrissaram de paraquedas” no governo, como o novo presidente da Faaci, Raphael Voltolini, e a nova secretária de Assistência Social e Lazer, Roselaine Ap. Bach Johann, que ingressam na administração já no segundo semestre e tem pouco tempo para colocar em práticas boas políticas públicas para a comunidade.

Mas você sabe qual a responsabilidade de um secretário municipal? Bom, cada secretário municipal é escolhido pelo prefeito (a) para orientar, coordenar e executar as atividades dos órgãos e das entidades da administração atual, na área de sua competência; referendar os atos e decretos do prefeito (a), e expedir instruções para execução das leis, dos decretos e dos regulamentos relativos aos assuntos de sua secretaria; apresentar ao prefeito (a), relatório anual de suas atividades realizadas frente à pasta.

 

Pasta do Turismo, Cultura, Esporte foi bastante criticada

Para o morador Lazaro Vaz, a enquete realizada pela reportagem surtiu um efeito positivo, sabendo da atual crise sanitária que o mundo atravessa, é importante a comunidade conhecer cada um que os representa, mesmo não sendo escolhidos pelos moradores diretamente.

“Em relação ao secretariado municipal é difícil elencar notas a todos, mesmo porque muitos nem são daqui de itapema. Na minha opinião, foi uma grande falha da administração essas contratações feitas mesmo porque acredito e tenho certeza que há muitos cidadãos itapemenses com competência de assumir certos cargos. Exemplo a senhora Secretária da Cultura, Esporte e Turismo. Pelo que vi nesse tempo que está atuando nessa administração, deixou muito a desejar no âmbito do esporte e da cultura. Cultura essa, da nossa terra, que sempre foi menosprezada nesse período tendo em vista vários espetáculos, vários eventos que ao invés de contratar nosso povo, que seria bem mais em conta e estaria valorizando nossa população, a secretária sempre se preocupou em trazer artistas de outras localidades, amigos, conhecidos por assim dizer, como falei, não valorizando os nossos artistas locais.

Mas como já começou errado, pois ela sendo cidadã de outro município, com certeza seus valores seriam outros”, expressa o itapemense.

 

Houve também elogios

A leitora Carin Krug, destaca o trabalho da secretária de educação Ale Simas Ghiotto, pois, no seu entendimento, conduz a pasta com competência e responsabilidade. “Registro também meu reconhecimento ao tralhando do secretário de saúde Alexandre Santos, são muitos os desafios diários, faço acompanhamento médico na UBS do meu bairro, uso as especialidades no Ceres, só gratidão pelo excelente atendimento. Usei as duas pastas como exemplo, mas gestão pública se dá em equipe, e cada uma das pastas é responsável por fazer com que a cidade não pare, a prefeita Nilza Simas escolheu bem sua equipe. Parabéns a todos”, expressa.

 

 

Fala, povo

Paulo Lovi –  LAMENTÁVEL a atuação, NÃO há uma política setorial em que cada um possa expor publicamente. TODOS trabalham para “levantar a bola” e a Prefeita fazer o “gol”. TRADUZINDO: política de promoção. Enquanto isso o cidadão itapemense tenta entender para onde rumamos, administração após administração. Há um descompasso muito grande entre os anseios e necessidades da população e as ‘prioridades’ do Poder Público Municipal.

Joel Martins – Tem que avaliar se cada um tem gosto pelo cargo; se sabem desempenhar função pública. Sobre valores, pergunta para eles a eles quanto cada um gastou com faculdade e cursos, ganho menos como motorista, mas não tenho a responsabilidade que esses senhores têm.

Azevedo Lourenço – Pior que isso sob minha ótica foi a negociação que a prefeita fez com os respiradores, alugar meia dúzia de respiradores por valor quase três vezes superior do que fosse efetuar a compra! Isso é inadmissível e imperdoável. A prefeita não é ignorante nem ingênua…então algo estranho existe por trás dessa operação. Infelizmente a maioria da população desconhece o fato porquê não acompanham as denúncias e informações prestadas pelo vereador Yagan. Esperamos que em suas campanhas os candidatos a prefeito de Itapema Levem essa informação ao conhecimento dos eleitores itapemenses, porque não podemos continuar sendo ludibriados

Marcos Silva – Achei interessante a enquete, mas EU acho que não basta apenas avaliar, sugira então ideias, o que você faria como secretário, quanto deve receber um servidor público, você trabalharia por qual salário? Isso é uma avaliação sem interesse próprio é sim pelo bem do município. Mas antes de comentar tenha o conhecimento de quanto arrecada o município, de como se faz um projeto é de como ele é aprovado, etc… Minha opinião!

Ruan Grégori – Eu e minha família não podemos reclamar, acho uma boa ideia criar enquete mais não é assim que irá resolver a sua colocação sobre a administração, meio a pandemia e toda essa crise que nós empresários estamos passando seria o momento certo em pensar em uma solução e apresentar para eles.