Jardim Praiamar contará com Rede de Vizinhos

651
Compartilhar

Comunidade

Já pensou você sair de casa e poder contar com os olhos atentos de vizinhos/parceiros para a segurança do seu lar? Esta é uma das propostas do programa Rede Vizinhos que o Capitão Rodrigues, da Polícia Militar de Itapema, começa a implantar no município.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária e de vigilância entre vizinhos. A comunidade do Jardim Praiamar será a primeira em Itapema a receber esta inédita iniciativa. Um dos motivos de escolha foi a atuação ativa das lideranças comunitárias. De acordo com Rodrigues, a comunidade tem um papel fundamental nesta empreitada e, especial as lideranças.

O programa

A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e polícia militar, pautada na polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a m de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

O que é rede de vizinhos PMSC?

A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Metodologia da pmsc (pop nº113/pmsc)

A implementação da REDE passa por uma série de etapas que constituem uma metodologia de trabalho própria. A metodologia foi construída a partir de boas práticas vivenciadas em Santa Catarina a partir do estudo de experiências americanas, britânicas e australianas de neighbourhood watch. A adoção da metodologia descrita no Procedimento Operacional Padrão (POP) nº113 diminui as possibilidades de erros e potencializa a capacidade de alcançar os resultados positivos da REDE. Observa-se a criação de programas similares sem a metodologia adequada, como a caracterização de grupos de whatsApp como vigilância de vizinhos, o que permite uma maior probabilidade de insucesso. Diferencia-se e certifica-se, então, com logotipo e denominação própria a Rede de Vizinhos PMSC, que tem na parceria entre polícia e comunidade a base do programa.

Para criar Rede de Vizinhos, os seguintes passos são fundamentais:

  1. Mobilize seus vizinhos.
  2. Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro.
  3. O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos

PMSC para a localidade.

Definida a necessidade de se implementar a Rede de Vizinhos e para que se

tenha o sucesso da REDE, seis eixos estruturantes devem ser adotados

conforme o Procedimento Operacional Padrão n.113/2016 da PMSC.