LITORAL – Produtos eletrônicos, eletrodomésticos e roupas são a preferência dos turistas do Mercosul

460
Compartilhar

Os artigos são encontrados nas Lojas Havan com preços bem mais acessíveis e, por isso, fazem a diferença na economia do litoral catarinense

Texto: Liliani Bento

Mesmo com a crise na Argentina e desvalorização do peso em relação ao real, as expectativas para a vinda dos turistas argentinos, além dos uruguaios e de outros destinos, é otimista. Com o aumento do custo de vida nos países vizinhos, Santa Catarina é o destino mais perto e mais acessível para os argentinos, uruguaios e paraguaios. Muitos deles aproveitam a viagem para comprar na Havan os produtos que em seus países de origem seriam mais caros, como eletrodomésticos, eletrônicos e roupas.

Brigitte Mateus, supervisora litoral da rede de Lojas Havan, diz que o Estado é um dos destinos certos nessa temporada e a Havan oferece todos esses artigos e um pouco mais. “A vinda dos ‘hermanos’ para cá representa um incremento de 40% nas vendas das lojas, principalmente nos setores de cama, mesa e banho. Assim, o turista compra tudo que precisa para passar as férias no Brasil, gastando menos, e ainda leva produtos de qualidade para a sua casa”, avalia Brigitte.

No ano passado, os turistas do Mercosul representaram cerca de 1,5 milhão em areias catarinenses, sendo que 80% desse total eram argentinos, segundo dados da Santur. Por isso, mesmo diante da crise econômica, a expectativa é de muitos turistas nessa temporada.

O que fazer no litoral (Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo)

Itajaí:

Morro da Cruz: Localizado no centro da c idade, abriga um mirante com uma vista incrível de Itajaí, Navegantes, o Porto e os Molhes da Barra.

Museu Histórico de Itajaí: sua arquitetura atrai milhares de turistas e tem espaço para atrações musicais.

Praia do Atalaia, Cabeçudas e Brava: Ficam todas muito próximas e cada uma tem uma beleza ímpar, atraindo tanto famílias quanto jovens.

Igreja Matriz Santíssimo Sacramento: é o maior monumento artístico e cultural da cidade. Levou 15 anos para ficar pronta e tem estilo neo-gótico.

Balneário Camboriú:

Cristo Luz: dele é possível ter uma vista deslumbrante de toda a cidade, numa altura de 154 metros do Morro da Cruz. O monumento tem 33 metros de altura.

Parque Unipraias: é um complexo de lazer e diversão com mais de 85 metros quadrados. Os bondinhos aéreos são os únicos do mundo a ligar duas praias (Praia Central e Praia de Laranjeiras).

Interpraias: inaugurada em 2001, é um dos grandes atrativos da região, passando pelas praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquara, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.

Praia de Itapema: com suas águas calmas e limpas é muito visitada por famílias que buscam um lugar sossegado para passar as férias.

Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Zimbros, Canto Grande, Tainha e Mariscal: Juntas essas praias formam um dos complexos mais lindos do litoral brasileiro. São praias de águas límpidas, muito procuradas para mergulho.

Ilha de Porto Belo: afastada 900 metros do continente, é um dos mais encantadores pontos do litoral centro-norte. Barcos de pescadores e escunas fazem o translado dos visitantes.