Mais de duzentas doses foram aplicadas no primeiro dia da Campanha de Vacinação

469
Compartilhar

Começou na última segunda-feira (06) e segue até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, para crianças de um ano a menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Em Balneário Camboriú, no primeiro dia da campanha foram aplicadas 238 doses, somente das vacinas da campanha. Porém, muitos pais aproveitaram a ida nas Unidades de Saúde para colocar em dia a carteira de vacinação dos filhos.

“Ressaltamos que tanto as crianças que já receberam a vacina quanto as que não receberam devem se vacinar, porque será um reforço da vacinação. Convocamos os pais de crianças de qualquer idade para comparecem nas unidades de saúde para verificar se as demais vacinas que também fazem parte da rotina de vacinação estão em dia”, falou a secretária de Saúde, Andressa Hadad. Adultos com até 49 anos também podem se imunizar contra o sarampo e a poliomielite.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando. Na cidade a meta é imunizar 5.175 crianças, mantendo-as protegidas contra a Poliomielite e o Sarampo, erradicados no país na década de 90. A campanha está sendo realizada pelo Ministério da Saúde devido aos baixos índices de vacinação em todo país, e ao surto de sarampo em alguns estados da Região Norte.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú oferecem a vacina. No “Dia D”, que será dia 18 de agosto, as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sem parar para o almoço. A vacina VTV, conhecida como tríplice viral, protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. Já a vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, torna a criança protegida contra três tipos diferentes do vírus que causa esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil.

ESQUEMA VACINAL

Poliomielite

VIP: 2, 4 e 6 meses

VOP: Reforço (15 meses e 4 anos)

VTV (Tríplice Viral)

Crianças: primeira dose com 1 ano (12 meses) e reforço com 1 ano e 3 meses (15 meses)

Adultos: duas doses para quem tem até 29 anos; e uma dose para quem tem até 49 anos

A vacinação é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e um dever dos pais garantir a vacinação em dia.