Marinha faz parceria com Bombeiros para receber denúncias

447
Compartilhar

A Marinha firmou uma parceria com os Bombeiros militares de SC para receber denúncias de irregularidades que envolvam a navegação. Na região de Itajaí, além do telefone e do e-mail da Delegacia da Capitania dos Portos, é possível relatar os problemas e solicitar fiscalização por meio do aplicativo Praia Segura, que é mantido pelo Corpo de Bombeiros no Estado.

Em resposta às imagens publicadas na coluna na segunda-feira, em que jet skis invadem o espaço de banhistas na Praia Central de Balneário Camboriú, a Marinha informou que há regras descritas nas Normas da Autoridade Marítima, que dispõem sobre o tráfego aquaviário.

Embarcações sem motor (a remo ou vela) podem trafegar a partir de 100 metros da praia, embarcações a motor (como os jet skis) têm limite de 200 metros, e as extremidades da praia, ou outra área determinada pelo município, podem ser usadas para entrar e sair da água ou para embarque e desembarque.

O contato da Delelacia da Capitania dos Portos de Itajaí, para denúncias, é o telefone (47) 3348-0129, ou o e-mail delitajai.secom@marinha.mil.br. “Ajudará demasiadamente o trabalho da  Capitania  dos Portos em Itajaí o fornecimento do número de inscrição e nome da  embarcação, sempre que possível acompanhado de imagens”, informa, em nota, a Marinha.

A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí está em Operação Verão, com reforço de efetivo, desde dezembro. Até a segunda semana de janeiro, 80 embarcações já haviam sido autuadas e mais de mil fiscalizadas. O maior índice de irregularidade é a navegação em local irregular.

Com informações Diário Catarinense