Miguel Canto, presidente do CDL de Itapema fala sobre a entidade

430
Compartilhar

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas do município completa essa semana 27 anos de fundação. Com uma importante participação junto aos empresários da cidade, o jornal A Hora conversou com o presidente da instituição, Miguel Canto, proprietário da Loja Casa das Tintas.

 Qual é a importância do senhor, como empresário, dirigir uma entidade que representa toda uma classe?
-Acredito que como empresário/lojista, estou próximo da realidade desse meio e, assim sendo, consigo captar melhor os anseios e necessidade dos lojistas da nossa cidade para buscar melhorias e oferecer o respaldo necessário aos nossos associados, através da CDL.
Desde quando assumiu a entidade? Quais os desafios e dificuldades de gerenciar?
-Estou na minha segunda gestão como presidente da CDL de Itapema. Um dos maiores desafios é conscientizar nossos lojistas da importância dos serviços e produtos oferecidos pela entidade. Fazê-los mais próximos e participativos na CDL. Estamos sempre de portas abertas para os associados e também os não associados, pois hoje não são, mas amanhã podem vir a fazer parte desta família.
Como está a classe empresarial da cidade, mesmo com resquício de uma crise econômica?
-Está se reerguendo e mostrando um crescimento até surpreendente mediante a um período de retração pelo qual ainda passamos. Creio que a maioria dos nossos lojistas está vendo a crise como oportunidade, melhorando ainda mais seus negócios.
Como a entidade busca auxiliar os empresários (cursos, capacitação)?
-A CDL frequentemente oferece palestras, workshops, cursos profissionalizantes, para promover um melhor atendimento no comércio, aperfeiçoar e capacitar colaboradores, tirar dúvidas e esclarecer sobre o funcionamento dos nossos produtos e serviços. Agora, dia 23, em comemoração ao aniversario de 27 anos da CDL de Itapema, traremos uma grande palestra com Luiz Carlos Prates. Este é um exemplo de como sempre estamos buscando trazer coisas novas aos nossos associados. A entidade também sempre se coloca a disposição dos lojistas e empresários, para receber críticas construtivas e sugestões, pois isso colabora para o crescimento e aperfeiçoamento dos nossos trabalhos.
 Você como empresário, como vê o comércio da nossa região?
-O comércio está em expansão e crescimento. Noto mais criatividade das empresas na forma como divulgam e negociam seus produtos, considero isso muito positivo.
Fale um pouco sobre você, sobre sua trajetória como empresário?

-No inicio, como a maioria dos empreendedores, superei diversos obstáculos e dificuldades. Hoje posso dizer com satisfação que alcancei todos os meus objetivos como empresário. Entretanto, não é por isso que me acomodo. Continuo sempre buscando novos desafios e objetivos, inclusive como membro atuante da diretoria da CDL de Itapema.