Acontece no domingo, 30 abril, às 10 horas, na Praia de Bombas, com acesso pela Rua Tucano, uma celebração com participação de todos os atores envolvidos no processo da pesca artesanal da tainha: pescadores e familiares, comunidade em geral e visitantes, este ano já em sua 14ª edição.
Por se tratar tanto a atividade, quanto seus artefatos e funções, uma das características mais marcantes da identidade cultural local, a celebração comemorativa tem o apoio da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.
É importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só de Bombinhas” é protegida como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, Termo de Registro entregue ao município em 5 de maio de 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC.
Ainda, tem a proteção como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15922,/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012. E, a Lei Municipal Nº 1320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial.
A pesca artesanal da tainha de arrastro de praia inicia dia 1º de maio e deve seguir até meados de julho, os pecadores aguardam a portaria que normatiza a atividade, em todos os segmentos, divulgada anualmente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ainda não emitida em 2023. Todavia, está em vigor a Portaria Nº 1 de 28 de fevereiro de 2023, que trata sobre o assunto. Portanto, a pesca artesanal de arrastro de praia inicia em 1º de maio, dia 15 a pesca de emalhe anilhado, e proibida a industrial.
O quê: Missa de Abertura da Pesca da Tainha 2023
Quando: Domingo, 30 de abril, às 10 horas
Onde: Praia de Bombas, acesso pela Rua Tucano
Realização: Comunidade Pesqueira
Apoio: Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e Prefeitura de Bombinhas por meio da Fundação Municipal de Cultura