Mobilização da Câmara de Itapema garante mudança no trânsito do Túnel da Casa Branca

29
Compartilhar

Numa tarde produtiva de reunião com representantes da Autopista Litoral Sul, nesta segunda (15/04), os vereadores de Itapema garantiram as esperadas mudanças no Túnel do Bairro Casa Branca. A mobilização iniciada na semana passada pelo presidente da Casa, vereador Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB), e apoiada pelos demais vereadores, contou com a coleta de assinaturas para abaixo-assinado, reunião com moradores e empresários que utilizam o acesso, e resultou na confirmação de que a mudança no trânsito da região será feita pela Autopista.

O Diretor de Operações Sul da Autopista, Antonio César Ribas Sass, ao receber a reivindicação da Câmara de Itapema, imediatamente entrou em contato com agência da ANTT, aprovando a mudança proposta pelo Poder Legislativo. A medida vai ser providenciada em caráter experimental.

Para garantir a mudança que vai traçar um contorno por trás da sede da Conasa, garantindo um melhor acesso ao bairro via Marginal Leste, a Prefeitura deverá fazer a abertura de uma rua. Presentes na reunião, o Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal – Eliseu Cordeiro, e o pelo Assessor de Captação de Recursos e Projetos, Marcelo Correia, se comprometeram em garantir a execução da melhoria, o que deve ser feito ainda esta semana.

A Autopista pediu um prazo de 15 dias para aplicar as mudanças no trânsito e na sinalização do local. Após 60 dias, a mudança vai ser reavaliada, para definir se será mantida ou ainda melhorada. O presidente do Legislativo, vereador Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB), agradeceu em nome de todos os vereadores, pelo acolhimento desta importante reivindicação da população de Itapema, mudança que Nei considera uma conquista para o município.

 

Autopista apresenta conjunto de obras novos investimentos futuros em Itapema

A presença de representantes da Autopista na Câmara de Itapema no início desta semana, foi convocada pelos vereadores Fabricio Lazzari (Progressistas) e Cleverson Tanaka (PDT), ainda no mês de março, durante reunião na regional da Autopista, em Joinville.

Estiveram presentes no Legislativo – além do Diretor de Operações – o Gerente de Investimento, Juarez Cordeiro, e o Coordenador de Projetos, Marcelo Possamai. Juntos, os representantes da concessionária apresentaram aos vereadores o conjunto de obras planejadas para o futuro de Itapema e suas marginais da rodovia BR 101.

Elas fazem parte do plano quinquenal da Autopista – através do qual a concessionária reivindica junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) autorização para execução destas obras, mediante revisão do valor do pedágio. O objetivo é garantir recursos para inserir novos investimentos no contrato e assim, executar as obras reivindicadas pelos municípios. “As cidades mudam, crescem, e surgem demandas que não estavam previstas no contrato. O importante, a partir de agora, é buscar a aprovação destas obras junto à ANTT, e para isso precisamos da força política dos vereadores em Brasília. Só com essa aprovação é que vamos conseguir garantir os investimentos previstos nesse conjunto de obras que apresentamos hoje para Itapema”, explicou Antonio Sass.

Os projetos para marginais e acessos apresentados estão baseadas em reivindicações oficializadas pelos vereadores de Itapema e também em listas de obras protocoladas pela Prefeitura Municipal junto à ANTT. Entre elas, uma é considerada a mais importante: um novo viaduto de acesso para o Bairro Meia Praia, desafogando o trânsito no túnel da Rua 246 e organizando todo o fluxo de carros que o Bairro recebe.

Outra reivindicação dos vereadores foi quanto ao Túnel do Tatu, localizado entre os bairros Centro e Várzea. Após debate de ideias, ficou acordado que a Autopista vai incluir no conjunto de obras da revisão quinquenal, um novo projeto para esse túnel, que contemple passagem para automóveis, pedestres e ciclistas.

No projeto de investimentos da Autopista estão previstas diversas obras, como abertura de ruas laterais em ambos sentidos das marginais, fazendo a ligação entre todos os bairros; viadutos nas marginais nas travessias de bairro; reorganização das agulhas (entradas); modernização do sistema viário e implantação de ciclovias nos locais com necessidade.

 

Reunião dia 06 de maio com construtoras

Outro encaminhamento da reunião entre o Legislativo e a Autopista Litoral Sul, vai ser a convocação de construtoras que tem obras próximo às marginais, diante do impacto que essas novas moradias trazem para o trânsito da BR 101. O objetivo é discutir medidas e investimentos necessários para garantir o fluxo nesse locais.