Movimento retorna aos poucos

215
Compartilhar

Rodoviária de Itapema

O local ainda está sucateado pela falta de investimentos do poder público, porém, o movimento de passageiros retorna tímido, nossa equipe foi conferir.

Da redação

O Governo de Estado de Santa Catarina, após autorizar a liberação do transporte

Intermunicipal, definiu também a retomada do transporte coletivo interestadual de passageiros. Em Itapema, já é possível comprar passagens e também embarcar. No local, que é uma das principais portas de entrada de turistas, há regras para seguir o distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel nos guichês das agências. A maioria das empresas já estão atendendo, respeitando as recomendações sanitárias. No último final de semana, devido ao feriado prolongado, houve bastante movimento.

De acordo com a auto viação Catarinense, umas das mais procuradas no local, em função das diversas determinações das autoridades sanitárias do País e os diferentes decretos regionais (estaduais e municipais), tendo como objetivo a luta contra a proliferação do COVID19, a empresa não está distribuindo a bordo dos ônibus os lanches, antes disponíveis em algumas das nossas categorias de serviço. Além disso, nas nossas rotas de e para o Estado de Santa Catarina, também não distribuiremos os copos de água, por proibição via decreto. Com essas alterações sua viagem passará por algumas adaptações que podem gerar um desconforto inicial, mas queremos que você saiba que o objetivo dessas medidas é reduzir radicalmente as possibilidades de contágio desse vírus e, com isso, proteger sua integridade física e a dos nossos colaboradores. Recomendamos que os passageiros tragam seu lanche e água por conta de eventuais restrições nos pontos de parada e, claro, fique à vontade para trazer também seu próprio travesseiro e manta.

O que diz o secretário

Para Thiago Vieira, secretário da Infraestrutura e Mobilidade, o entendimento do Estado é de que o uso do ônibus interestadual tem características rodoviárias e o fator de controle é muito mais efetivo se comparado com o transporte urbano, por isso não foi vinculado ao cenário gravíssimo. “No rodoviário é mais fácil controlar a demanda e o acesso das pessoas, bem como a operação de desinfecção dos veículos, por exemplo. Mas se a administração municipal entender que a realidade local ainda não comporta este serviço, poderá fazer a restrição”.

As normas sanitárias e de prevenção para as empresas e passageiros foram publicadas pela SIE no Diário Oficial do Estado.

Veja algumas recomendações

*O uso de máscara é obrigatório. Utilize para embarque em todo o percurso para sua proteção e também dos demais passageiros.

* Higienize sempre as mãos, com o álcool gel disponível em nossos ônibus. Recomendamos que você também leve seu próprio álcool gel para maior disponibilidade e segurança.

*Lave as mãos com maior frequência, usando água e sabão, inclusive no banheiro do interior dos nossos veículos.

* Previna-se! Mantenha distância e o mínimo de contato possível em sua viagem.

*Se estiver com qualquer sintoma, mesmo sem a confirmação de ser Coronavirus, não viaje. O cuidado com a sua saúde e do outro é fundamental neste momento de pandemia.

* Faça uso do bilhete eletrônico, sempre que possível e dê preferência para os canais digitais para obter informações ou comprar passagens.