16.8 C
Itapema
domingo, julho 14, 2024
mais
    InícioTijucasMúsico ministra oficina de ritmos afro-brasileiros em Tijucas em dezembro

    Músico ministra oficina de ritmos afro-brasileiros em Tijucas em dezembro

    Em:

    Em Destaque

    Projeto Percussão Catarina é uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil e aborda os ritmos afro-brasileiros presentes na cultura catarinense

    IMG 20231120 WA0061

    A ampla variedade de ritmos de origem africana é parte fundamental da cultura musical brasileira e, claro, está presente em diversas manifestações por todo o país, inclusive em Santa Catarina. E estes ritmos são o tema da vivência artística Percussão Catarina: oficinas de ritmos afro-brasileiros, ministrada pelo músico e educador musical Luciano Candemil em Tijucas. As atividades ocorrem nos dias 02 e 16 de dezembro (sábados), das 13h30 às 18h, na Associação Beneficente Tenda de Umbanda Caboclo Ubirajara Flecheiro. São 30 vagas disponíveis por oficina e as inscrições são totalmente gratuitas.

    Nesta edição das oficinas, desenvolvida em parceria com a associação, Luciano Candemil vai trabalhar com uma abordagem focada nos vários ritmos do universo da umbanda, principalmente aqueles tocados no litoral catarinense. A intenção é compartilhar os conhecimentos musicais presentes nos terreiros e, assim, contribuir com a valorização de parte importante da cultura negra e das religiões de matriz africana. Para a realização das atividades, o ministrante contará ainda com a assistência dos percussionistas Cleyton Medeiros e William Camargo.

    Durante suas pesquisas para o Mestrado e Doutorado, há alguns anos, e também na circulação do mesmo projeto no primeiro semestre de 2023, Candemil afirma ter percebido a necessidade de fortalecer o aprendizado dos ritmos tocados nas celebrações dos terreiros. “Tem uma carência significativa de músicos que possam atuar durante as cerimônias, então é muito importante realizarmos trocas como a que propomos na oficina. A ideia é trabalhar com os ritmos tocados na umbanda na região e contribuir com a disseminação desses conhecimentos, que são fundamentais para esses espaços”, salienta o pesquisador.

    A participação é aberta a pessoas com idade a partir dos 12 anos, sem restrição de gênero e não é necessário ter conhecimento prévio dos ritmos. Os interessados em participar devem solicitar sua vaga através do e-mail: lucianocandemil@hotmail.com ou pelo WhatsApp: (47) 99644-3299.

    Sobre Luciano Candemil
    Luciano Candemil é compositor reconhecido com diversos prêmios, discos gravados, composições interpretadas por outros artistas e também tem um trabalho de extrema relevância na área acadêmica. É formado em Bacharelado e Licenciatura em Música pela Univali, tem Especialização em Educação Musical pela mesma universidade, é Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    O projeto Percussão Catarina
    A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que passarão por quatro regiões do estado.

    O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

    IMG 20231120 WA0061

    Serviço:
    O Quê: Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros;
    Onde: Associação Beneficente Tenda de Umbanda Caboclo Ubirajara Flecheiro. Av. Bayer Filho, 127 – XV de Novembro – Tijucas (SC);
    Quando: Dias 02 e 16 de dezembro de 2023 (sábados), das 13h30 às 18h;
    Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina.

    Fotos: Mariana Castro.

    Cidades