26.5 C
Itapema
domingo, abril 12, 2026
mais
    InícioSanta CatarinaNesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme mas deve acontecer...

    Nesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme mas deve acontecer novos temporais

    Em:

    Em Destaque

    Salário mínimo regional de Santa Catarina sobe e reforça renda acima da média nacional

    Reajuste garante ganho real e beneficia trabalhadores de diversos...

    Culturas do mundo se encontram em Itapema na abertura do Encontro de Etnias

    Praça da Paz recebe público em noite marcada por...

    Jardim Praia Mar recebe força-tarefa para reorganizar fiação urbana em Itapema

    Operação Limpa Poste segue cronograma semanal e já passou...

    Nesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme mas deve acontecer novos temporais

    Nesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme, mas entre a tarde e a noite o processo de formação de uma frente fria, juntamente com a disponibilidade de calor e umidade, favorece o desenvolvimento de novos temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. 

    O calor segue predominando à tarde, com temperaturas entre 33 e 35°C na maior parte do estado e podendo chegar aos 37°C em cidades do Grande Oeste, Litoral Sul, Alto Vale e norte catarinense.

    Os ventos sopram, principalmente, do quadrante norte com fraca a moderada intensidade.

    Observação Meteorológica DC/SC 09/01: Temporais e chuva intensa entre quarta (10) e quinta-feira (11)

    Elaborado em: 09/01/2024 às 17:10 – N° 005/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Entre essa quarta (10) e quinta-feira (11), o processo de formação de uma frente fria e a disponibilidade de calor e umidade, favorecem um novo período propício ao desenvolvimento de temporais com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo no estado de Santa Catarina. Na quarta-feira (10), a instabilidade deve iniciar mais uma vez entre a tarde e a noite, se prolongando por toda quinta-feira (11). Apesar disso, em ambos os dias, o sol aparece e as temperaturas apresentam elevação. Em todo estado, o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disso, em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais.

    QUINTA-FEIRA (11)

    Na quinta-feira (11), a frente fria avança, provocando temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em todas as regiões, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o norte catarinense. As chuvas devem avançar pelas áreas de divisa com o RS ainda pela manhã, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais. Nas áreas de divisa com o RS as temperaturas variam pouco, permanecendo na casa dos 20 aos 23°C. No restante do estado o calor se intensifica antes das chuvas, principalmente no norte, onde as máximas ficam entre 35 e 37°C.

    SEXTA-FEIRA (12)

    Na sexta-feira (12), a frente fria se afasta e uma alta pressão passa a atuar, favorecendo tempo firme no Grande Oeste. Na metade leste do estado, especialmente no litoral, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa favorece o tempo mais fechado, com chance de chuvas ao longo do dia. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. À tarde as temperaturas ficam entre 27 e 31°C em boa parte do estado, com exceção de áreas entre o Planalto e o Litoral Sul, onde as máximas não devem passar dos 25°C. Ventos de sul sopram constantes no litoral catarinense, com rajadas entre 50 e 60 km/h. A agitação marítima também aumenta, com ondas de sudeste em torno de 2,0 m em toda a costa e picos de até 2,5 m no Litoral Norte.

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No final de semana o tempo firme predomina e o calor volta a se intensificar no estado, principalmente no domingo (14), quando as máximas ficam entre 33 e 35°C em praticamente todas as regiões e podem ficar na casa dos 38°C no Litoral Sul e no Extremo Oeste.

    Elaborado em: 10/01/2024 às 05:00 – N° 010/2024

    Meteorologista: Nicolle Reis

    Cidades