Apenas entre a tarde e a noite, instabilidades atmosféricas voltam a trazer condições para pancadas de chuva bastante isoladas no Grande Oeste e pontos do Planalto e Litoral Sul, especialmente próximo à divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. No restante do litoral, há chance de chuvas rápidas nos extremos do dia.
Mínimas entre 20 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste e áreas litorâneas e entre 14 e 19°C no restante do estado. Máximas chegam aos 30°C em boa parte do estado e oscilam entre 33 e 36°C no Oeste, Extremo Oeste, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí.
SEXTA-FEIRA (15)
Na sexta-feira (15) uma massa de ar quente e seco continua favorecendo o predomínio de tempo firme, com sol entre poucas nuvens e elevação das temperaturas em todo o estado. Apenas em pontos do Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul há condições para pancadas de chuva passageiras, especialmente entre a tarde e a noite. O dia já começa abafado, com mínimas entre 23 e 25°C no Oeste. À tarde o calor se intensifica ainda mais em comparação ao dia anterior, com máximas de 30 a 35°C em boa parte do estado. No Grande Oeste e Litoral Sul as máximas devem ficar entre 35 e 38°C. Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar fica baixa na maior parte do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e ao calor intenso.
SÁBADO (16)
No sábado (16), novamente, o sol predomina e o calor continua bastante intenso no estado. Entre a tarde e a noite, instabilidades atmosféricas favorecem pancadas de chuva e temporais com chuva pontualmente intensa na porção central do estado e entre o Planalto e o Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas. Mínimas entre 20 e 25°C na maior parte do estado, com exceção dos planaltos onde variam de 17 a 19°C. Temperaturas sobem rapidamente e as máximas ficam entre 33 e 36°C na maioria das áreas, se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (17), segue a mesma condição do dia anterior, com presença de sol e calor em todas as regiões e condições de pancadas de chuva pelo estado entre a tarde e a noite. Já na segunda-feira (18), a condição muda e uma baixa pressão atmosférica aliada ao processo de formação de uma frente fria espalha as chuvas e os temporais pelo estado.
Elaborado em: 14/12/2023 às 05:00 – N° 348/2023
Meteorologista: Nicolle Reis