Nossa Gente, Nossa História: Seu Piúna, o vereador do povo

636
Compartilhar

Série especial

Nascido em 1928, na cidade de Apiúna, chegou a Itapema em 1954. Seu Piúna é conhecido como o vereador mais bem votado de todos os tempos na cidade em relação a porcentagem da população. Em 1972, ele conquistou a vereança com 18% de apoio do eleitorado.

Cleyton Amaral

Numa tarde de sol, em pleno verão de Itapema, Seu Piúna, aos 90 anos de idade, vê o tempo passar com distrações corriqueiras do dia a dia. Em sua casa, no bairro Casa Branca, em Itapema, ele relembrou histórias, fatos da política de nossa cidade, sempre ao lado dos netos queridos. José Silvério da Silva é o segundo personagem da nossa série especial “Nossa Gente, Nossa História”.

Filho do saudoso José Teodorio da Silva, que era inspetor de guerra e de Adelaide Borba Silva, chegou a Itapema há quase sete décadas e aqui ficou. Foi casado com a senhora Leocádia Cipriano da Silva, com quem teve cinco filhos (Roseli, Tania, José, Jair e Jocenei, além de uma filha de criação Consuilda Lopes Da Silva). Seu Píuna revelou à reportagem que foi um homem de muita sorte, pois conseguiu conquistar o coração da moça mais bela de Apiúna (distrito de Indaial) com quem decidiu dividir a vida. “O pai dela era delegado, mandava e desmandava na cidade. Ele queria um homem sério e honesto para casar com a filha”, lembra o entrevistado.

Do romance à vida política

Seu Piúna veio morar primeiro em Camboriú, ficou por lá três anos e decidiu voltar a sua cidade de origem, onde foi fisgado pelo amor de dona Leocádia. “A mulher que dos olhos mais lindos do mundo… a moça mais linda de Apiúna”.  Com a esposa veio morar em Itapema, ele lembra que naquela época não era a praia que despertava a atenção dos moradores e turistas, mas, sim, a Bica da Carioca, uma fonte de água límpida, saborosa e transparente no Canto da Praia. Falando em política, Seu Piúna, que foi o vereador mais bem votado em toda a história de Itapema, revelou a nossa equipe que ser vereador naquela época era muito diferente dos dias atuais. Em 1972, ele conquistou a vereança com 18% de apoio do eleitorado, número bastante expressivo para época, tanto que até a atual legislatura, nenhum outro parlamentar conseguiu alcançar este feito. Em tom emocionado, Seu Piúna falou um pouco da sua trajetória na política itapemense. “A confiança do povo em mim era a coisa que mais me deixava feliz. Poderia até ter sido prefeito, mas como vereador ajudei muita gente do nosso povo que precisava, especialmente na saúde. Dei inúmeras viagens até Florianópolis para levar a nossa gente sofrida. Por lá tinha o amigo, saudoso Dr. Homero de Miranda Gomes, com o qual pude contar sempre que precisa. Ele como médico, sempre disposto a ajudar. Soube depois que te, até um hospital por lá com o nome dele. Vi aqui em Itapema muita coisa errada, tanto que decidir me afastar da política do que me contaminar. Sempre acreditei na política do bem”, expressa o ex-vereador com a sensação de dever cumprido.

Outro ofício que seu Piúna lembra com bastante carinho foram as diversas viagens e passeios que fez quando era coordenador do CCI – Centro de Convivência do Idoso. Ele era um exímio “pé de valsa”. “Adorava dançar e me divertir, especialmente ao lado da minha amada. Foram bons momentos que recordo com muito carinho”, rememora.

Recados os vereadores

Quando questionado pela nossa equipe, se gostaria de deixar uma dica, sugestão aos atuais parlamentares da cidade, seu Piúna foi taxativo “Vereador tem que fazer as coisas de graça pelo povo. Somos eleitos pelo povo é para o povo que devemos governar”, finaliza.

Palavras dos atuais vereadores

O vereador Nei da Van (PSDB) o homenageou com uma Moção de Reconhecimento. Nei da Van comentou sobre a homenagem: “eu queria deixar aqui meus parabéns por tudo que o Seu Piúna fez pelo povo dessa cidade e por ajudar a construir Itapema. Nada mais justo que eu fazer essa homenagem para uma pessoa tão querida pela sociedade”.

Yagan Dadam (PR) também falou ao seu Piúna durante a homenagem: “seu Piúna é uma pessoa que com toda sua humildade é bem quisto por todos, uma pessoa respeita. É preciso elogiar e ressaltar a importância desse homem e de sua família, são pessoas que contribuem com o crescimento de Itapema. Nós só temos a agradecer”.

Xavier Legarrea (MDB) também deixou sua mensagem: “realmente Seu Piúna é merecedor dessa Moção e sua humildade e forma como conduziu e criou sua família é um ensinamento para todos nós”.