“O mais difícil foi administrar sem estrutura financeira”, diz Roberto

455
Compartilhar

Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú afirma que vai disputar à reeleição e destaca projetos como a “Câmara Sustentável”

Marcos Oliveira, especial

Depois de passar pela experiência de ocupar o cargo de prefeito em exercício, o vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Roberto Souza Júnior, conversou com a reportagem do Jornal A Hora para falar sobre as conquistas e desafios de sua gestão à frente do Poder Legislativo e a contribuição dos vereadores na aprovação de projetos importantes para a cidade.

Jornal A Hora: Como é a experiência de assumir o comando da Prefeitura de Balneário Camboriú?

Roberto: O tempo foi curto, claro, apenas contribui dando sequência ao trabalho que o Fabrício (prefeito) e o Carlos (vice) vinham desenvolvendo, mas colocando um pouco da minha personalidade e meu jeito de administrar.

 

Jornal A Hora: E na Câmara de Vereadores, qual foi seu maior desafio político?

Roberto: O mais difícil foi assumir uma legislatura sem estrutura na questão financeira, mesmo assim, independente disso, tivemos que fazer com que os trabalhos acontecessem. Logo no segundo ano como presidente desenhei um planejamento estratégico, trazendo uma filosofia da iniciativa privada para área pública. A documentação da Câmara foi regularizada, saindo alguns habites e readequações, como sistema totalmente online, agilizando a tramitação de processos, além do sistema de informação com aplicativo e site remodelado, ou seja, transparência acima de tudo.

Jornal A Hora: O projeto “Câmara Sustentável” foi a menina dos olhos da sua gestão na presidência?

Roberto: Sem sombra de dúvida. Todo material plástico dentro da Câmara de Vereadores. Hoje, tudo é reciclado. Uso do papel virou coisa do passado, isso traz um benefício muito grande para o meio ambiente e tivemos ainda a implantação do sistema de reaproveitamento da água da chuva. Todas as medidas tomadas foram pensadas na sustentabilidade.

Jornal A Hora: Como estão às negociações para a eleição da Mesa Diretora?

Roberto: Já começaram as conversações nos bastidores para a disputa da presidência da Câmara. Estamos tentando alinhar as negociações com o Poder Executivo. Existem vários candidatos, eu sou um deles. Quero dar continuidade ao ciclo de transformações e, se Deus quiser, vamos conseguir!

Jornal A Hora: Como está a relação da Câmara de Vereadores com a Prefeitura de Balneário Camboriú? Gostaria que comentasse sobre alguns projetos importantes para a cidade que passaram pelo plenário.

Roberto: Foram muitos projetos, alguns deles mais polêmicos que outros. Mas quero destacar o alargamento da faixa de areia, a ligação de água para as praias agrestes, a vinda de novos equipamentos turísticos para a cidade, como a Roda Gigante. Também passaram pela aprovação da Câmara, projetos que levaram melhorias aos bairros de Balneário Camboriú. Nossa expectativa é terminar este ano aprovando todos os projetos relevantes enviados pela prefeitura, limpando a pauta de votações.

QUEM É ROBERTO SOUZA JÚNIOR

Roberto Souza Junior é formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e também é Corretor de Imóveis. Foi diretor da Associação de Micro e Pequenos Empreendedores – (AMPE-BC).

Em 2008 conquistou a primeira suplência de vereador, assumindo o cargo pelo período de um ano e seis meses. Também foi diretor de Cultura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e vice-presidente do Parlamento da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri).

Nas eleições de outubro de 2012, recebeu 1.724 votos, sendo eleito um dos mais jovens vereadores da região. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde 2004, Roberto Souza Júnior foi presidente municipal da JPMDB, segmento jovem da sigla, ocupando ainda, em março de 2015, a vice-presidência da executiva estadual da JMDB e no ano seguinte, eleito por larga maioria, assumiu a presidência.

Em 2016, Roberto Souza Junior tornou-se Coordenador Regional do MDB na Amfri, região formada pelos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema, Camboriú, Porto Belo, Penha, Balneário Piçarras, Bombinhas, Ilhota e Luíz Alves. Na oportunidade, o partido teve o maior crescimento em eleições municipais. Por sua atuação, Roberto Souza Junior, em dezembro de 2017, foi eleito novamente com a missão de preparar e fortalecer o MDB com vistas às eleições de 2018.