Lançamento das vigas longarinas marca nova etapa da construção da ponte.
A prefeita de Itapema, Nilza Simas, divulgou, nesta quarta-feira (06), um vídeo informando sobre o avanço das obras da nova Ponte do Perequê, que vai interligar Itapema a Porto Belo. A obra, aguardada com expectativa pela população, entrou agora em uma nova fase para o andamento da construção.
A construtora responsável pela infraestrutura, Pacopedra (de Gaspar), está focada no lançamento de sete vigas longarinas no vão central da ponte. Tais estruturas são vigas horizontais, de grande comprimento, usadas para suportar a carga da ponte. Esta etapa inicial é fundamental para a estrutura da ponte, e, como explicou o engenheiro Jair Eduardo, do setor técnico da empresa, o trabalho segue em paralelo com a execução das vigas travessas, que são preparatórias para a instalação das demais vigas.
Ao todo, a obra contará com 35 vigas, sendo 14 no lado de Itapema e 14 no lado de Porto Belo, com mais 7 vigas que estão sendo lançadas nesta fase inicial. A previsão é de que a segunda etapa, com o lançamento das outras vigas, comece no início de dezembro.
Os trabalhos também incluem a execução dos “tubulões”, que são uma das etapas fundamentais da construção da estrutura da ponte. Os tubulões são grandes pilares de concreto, responsáveis por garantir a estabilidade e segurança da ponte. Eles são colocados no leito do rio e servem como base para suportar o peso da estrutura.
O prazo final de entrega da ponte também está previsto para o final de dezembro, o que representará uma importante inauguração no planejamento de mobilidade urbana da região, especialmente em meio à alta temporada.
Vale lembrar que, no início da obra, quando surgiram questionamentos sobre a necessidade da construção da nova ponte, considerando que a estrutura já suportava maquinários pesados de até 20 toneladas, a construtora responsável pela obra esclareceu que esse peso era significativamente inferior ao tráfego intenso que passava pelo local, especialmente de caminhões pesados.
A prefeitura de Itapema também já havia anunciado que a obra da Ponte do Perequê será custeada com recursos próprios do município, e iniciou após laudos comprovarem riscos na estrutura. Ainda foi anunciado um valor estimado em R$ 8 milhões até a conclusão do projeto.