Obras de ampliação da coleta de esgoto iniciam pelo Jardim Praiamar

16
Compartilhar

Comunidade

Conasa Águas de Itapema apresentou detalhes do investimento em reunião com representantes da Associação do bairro

O anúncio da expansão da rede coletora de esgoto para os bairros Jardim Praia Mar e Morretes trouxe otimismo e motivação para os moradores de todo o entorno. Na semana passada, integrantes da Associação de Moradores do Jardim Praia Mar estiveram reunidos com a equipe da Conasa Águas de Itapema para conhecerem detalhes dos investimentos no bairro e os benefícios que a coleta e o tratamento trarão para o meio ambiente e para qualidade de vida das pessoas.

“Ao despoluir, o saneamento básico traz impacto direto na melhoria da saúde pública e benefícios econômicos e sociais fundamentais para o desenvolvimento das localidades. Iniciamos as obras de expansão pelo Jardim Praia Mar no mês de março e vamos avançando até o Morretes. Em 12 meses deveremos concluir 37 km de rede coletora. E assim que estiver liberada a conexão dos imóveis à rede, Itapema terá 90% do esgoto tratado e estará entre as cidades brasileiras com o maior índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no País”, afirmou Eduardo Vergutz, superintendente de Águas de Itapema.

Para a presidente da Associação Jardim Praia Mar, Jaqueline Pacheco, os transtornos inerentes à obra serão superados pelo otimismo de toda a comunidade com os resultados que serão alcançados e com os avanços na qualidade de vida dos moradores. “O bairro sofre com as fortes chuvas e com a influência da maré. Quando isso acontece, as fossas esgotam e as casas ficam alagadas. Ficamos muito felizes com esta conquista e só temos a comemorar”, destacou.

Parceria com a comunidade

A Conasa Águas de Itapema também anunciou parceria com a comunidade do bairro Jardim Praia Mar para a viabilização do projeto da horta comunitária Praia Verde. A Companhia irá realizar o aterro do terreno na Rua 466, doado pela moradora Norma Ceratti, para que seja realizado o plantio das mudas. “Apresentamos o projeto à Conasa e a empresa se propôs, imediatamente, a colaborar para que possamos fazer deste sonho, uma realidade”, conta Jaqueline Pacheco.

A iniciativa da horta comunitária que já foi citada no programa Bem-Estar, da Rede Globo, conta com a colaboração de mais de 100 pessoas que estão realizando compostagens em casa com a orientação de estagiários dos cursos de Engenharia Agronômica e Nutrição da Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Os estagiários também darão o suporte para a expansão do projeto. Toda a plantação receberá adubo orgânico.