28.2 C
Itapema
terça-feira, janeiro 13, 2026
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 13/01: Os efeitos do acordo entre Mercosul e UE em...

    Pelo Estado 13/01: Os efeitos do acordo entre Mercosul e UE em SC

    Em:

    Em Destaque

    Após mais de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia entra na reta final e deverá ser assinado no próximo sábado, 17. Com o objetivo de facilitar as trocas comerciais entre os 27 países da União Europeia e os quatro países do Mercosul, o acordo é visto com otimismo por estas nações, que esperam aumentar as transações entre elas com a diminuição das taxas.

    Os efeitos do acordo, no entanto, dependem da capacidade dos territórios de se organizarem para capturar essas oportunidades.

    E Santa Catarina já estrutura um plano de ação para posicionar o Estado de forma competitiva quando o tratado entrar em vigor. No Estado, a articulação passou a ser tratada como instrumento estratégico de desenvolvimento, com um plano intersetorial que envolve diversas pastas do governo estadual e vem sendo estruturado no âmbito da Secretaria de Articulação Internacional (SAI).

    Com base produtiva diversificada, agroindústria avançada, ecossistema de inovação em expansão e indicadores socioeconômicos acima da média nacional, Santa Catarina busca se posicionar não apenas como exportadora, mas como território estratégico de integração produtiva e tecnológica entre o Mercosul e a União Europeia, transformando o acordo em vetor de desenvolvimento de longo prazo.

    Redução da criminalidade

    WhatsApp Image 2026 01 12 at 13.47.50 e1768250539848
    Segurança Santa Catarina – Foto: Roberto Zacarias/ SECOM

    Santa Catarina encerrou 2025 com os melhores resultados obtidos no combate à criminalidade, desde o início da série histórica em 2008. No ano passado, o Estado registrou os menores índices de homicídios e roubos dos últimos 18 anos, além de queda na maioria dos indicadores de violência, consolidando um desempenho inédito no setor.

    Os números e as análises sobre a atuação da Segurança Pública catarinense serão apresentados em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 13, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), em Florianópolis.

    Recorde

    Pelo terceiro ano seguido, o Porto de São Francisco do Sul bateu recorde na movimentação de cargas em 2025, consolidando-se como o maior porto de Santa Catarina na movimentação de produtos para exportação, importação e cabotagem.

    Ao longo do ano foram movimentados 17,5 milhões de toneladas de mercadorias, alcançando o maior volume já registrado em seus 70 anos de operação. O aumento na movimentação alcançou 39% nos últimos três anos: em 2022 foram movimentados 12,6 milhões de toneladas; em 2023, 16,8 milhões, e em 2024, 17 milhões.

    Destaque

    Sete hospitais catarinenses do Governo do Estado estão entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A avaliação considerou critérios como taxa de ocupação, mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes.

    As unidades estão distribuídas em diferentes regiões de Santa Catarina e são o Hospital Governador Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis; o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville; o Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú; o Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes e o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), em São José; o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.

    Empresas em alta

    Santa Catarina bateu recorde de abertura de empresas em 2025. Entre janeiro e dezembro, o estado registrou 293 mil novos CNPJs e 153 mil negócios extintos, o que resultou no saldo positivo de 140 mil novas empresas, o maior volume da história em um ano. O bom desempenho reflete o aquecimento da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e tem a menor taxa de desemprego do país.

    Entre os setores que mais contribuíram para a alta está o transporte, com saldo positivo de mais de 20 mil CNPJs registrados no período. Outro setor que se destacou foi o comércio e reparação de veículos, que registrou saldo de 17,9 mil negócios abertos.

    Transparência

    O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou que o governo do Estado não realize qualquer repasse de recursos decorrentes de emendas parlamentares individuais que não estejam previamente instruídas com o plano de trabalho que contenha, no mínimo, a identificação do objeto, as metas, os prazos, os responsáveis e os valores envolvidos. A medida está valendo desde o dia 1° de janeiro. A decisão também estabelece prazo de 90 dias para que as secretarias de Estado da Fazenda e da Casa Civil elaborem um plano de ação específico com indicação de cronograma de implantação, voltado à organização e à publicização das informações relativas às emendas parlamentares individuais de transferência especial realizadas no período de 2020 a 2025.

    Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_13.01.2026

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades