O Município de Porto Belo deu início às obras de retirada das adutoras anexadas à Ponte sobre o Rio Perequê, que divide Porto Belo e Itapema. A Ponte foi interditada no ano passado por problemas estruturais, mas foi parcialmente reaberta após avaliações técnicas realizadas por engenheiros, garantindo segurança para o tráfego. A retirada das adutoras, entre outras ações, garante o início das obras para a construção da nova ponte.
O processo para o início das obras foi precedido por um estudo, encomendado pelo Município de Porto Belo, com o objetivo de encontrar alternativas que não impactam o abastecimento de água da cidade. Após essa análise, as obras foram autorizadas.
O investimento total para a realização das obras é de R$1.301.114,03, proveniente dos recursos próprios do Município. A empresa responsável pela execução é a Pacopedra Obras de Infraestrutura.
O prazo estimado para conclusão é de dois meses. O processo teve início com o furo piloto para verificar o traçado da nova adutora e a preparação do terreno. O desligamento da adutora existente ocorrerá apenas na fase final da obra, garantindo o abastecimento contínuo de água durante todo o processo.
A obra está sendo acompanhada pelos fiscais da Secretaria de Planejamento Urbano, Gustavo Holz Bracher, Engenheiro Ambiental Sanitarista, Eduardo Fernandes da Cunda, Engenheiro Civil, e o responsável pela obra, Cristian Fuchs. Ambos garantem o cumprimento dos mais altos padrões de segurança e qualidade durante todas as fases do projeto.