Porto Belo inova e lança aplicativo para comunicar vazamentos em vias públicas

185
Compartilhar

#novidade #portobelo #meio #ambiente

A iniciativa é da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), e é totalmente gratuito. A novidade deve chegar também em toda a Costa Esmeralda.

Agora o cidadão portobelense pode contar com mais um grande aliado para fiscalizar os possíveis vazamentos de água e esgoto na cidade. Uma iniciativa da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC resultou em um Aplicativo que possibilitará o auxílio da população na fiscalização em redes primárias.

O “app” foi apresentado na tarde de ontem, pelo presidente da Aresc, Reno Luiz Caramori, e também pelo engenheiro, Silvio César dos Santos Rosa, ao prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, secretários municipais e vereadores.

Com interface simples de navegação, as pessoas poderão utilizar a ferramenta para comunicar vazamentos de água e de esgoto em vias públicas através de procedimento simples e ágil. Além de ser um “app” que visa também à contribuição para os recursos hídricos, como o desperdício de água, diminuição de custos operacionais e, consequentemente, das tarifas.

“O aplicativo vem para somar e contribuir com o meio ambiente. É mais uma forma do nosso munícipe colaborar com meio ambiente e o desenvolvimento de Porto Belo”, expressa o prefeito municipal.

Como funciona

Uma vez instalado o App Aresc, já é possível acessar a tela contendo a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea pelo GPS do celular e cadastrar seu nome e contato telefônico, e selecionar o tipo de ocorrência – vazamento de água ou de esgoto. Por fim, é necessário enviar fotos do vazamento. Feito o envio, a ocorrência passa pela central da Ouvidoria da Aresc e diretamente para a Casan. O aplicativo já está disponível gratuitamente para celulares que usam o sistema operacional Android e iOS e é adaptável a outros dispositivos móveis, como tablets e iPads