Porto Belo realiza festa de Senhor dos Passos

49
Compartilhar

Costa Esmeralda

Festa mais antiga do Estado ocorre neste final de semana, na Capela do Centro

A devoção centenária ao Nosso Senhor dos Passos ainda reúne centenas de pessoas no Município de Porto Belo. Acontece nesta semana, entre os dias 03 e 07 de abril, a 185ª Festa em honra ao santo, que de acordo com a história, chegou na cidade através dos portugueses, ainda durante a colonização.

Considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Porto Belo, amparado pela Lei 2638/2018, a festa é organizada pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, com apoio do Governo Municipal, empresários locais e comunidade.

Os festejos iniciam no dia três de abril, quarta-feira, com missa às 19h na Igreja Matriz (próximo ao Porto dos Piratas) e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Capela do Centro, às 20h30.

Na quinta-feira (04), haverá missa cultural açoriana às 19h, já na Capela Senhor dos Passos, no Centro e em seguida noite cultural com apresentações de grupos da cidade e região. Também haverão apresentações culturais na sexta-feira (05), após a missa que acontece às 19h. A programação de quinta e sexta-feira está sendo preparada pela Fundação da Cultura do Município e contará com serviço completo de bar e cozinha.

A programação continua no sábado (dia 06), com missa às 19h e bingo às 20h30 e no domingo (dia 07), com missa com participação de juízes às 10h30, almoço festivo às 12h, bingo às 14h e a tradicional procissão com as imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora dos Dores pelo Centro da cidade, às 16h30, com sermão do encontro marcado para as 17h30.

A presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus destaca que o Município tem apoiado anualmente a festa, já que se trata da festa mais antiga do Estado em honra ao Senhor dos Passos. “A festa de Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural da idade e por isso, o Governo Municipal luta para que possamos manter de pé esta tradição. A nova diretoria da Igreja Senhor dos Passos procurou nossa equipe com novas ideias para a festa e assim, surgiu a missa açoriana e apresentações culturais. O Município também tem auxiliado na estrutura e divulgação do evento” – explica a presidente.

A Igreja Senhor dos Passos está localizada na Avenida Governador Celso Ramos, em frente à Praça da Bandeira, no Centro de Porto Belo