16.8 C
Itapema
sábado, junho 21, 2025
mais
    InícioCidadesPorto BeloPorto Belo reforça alerta para prevenção contra a dengue após levantamento do...

    Porto Belo reforça alerta para prevenção contra a dengue após levantamento do LIRAa

    Em:

    Em Destaque

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    Frio chega com força: neve isolada e geadas podem atingir SC na próxima semana

    Massa polar trará termômetros abaixo de zero e risco...

    O Governo de Porto Belo, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e da equipe de Endemias, concluiu o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que apontou alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Diante desse cenário, é fundamental que a população redobre os cuidados para evitar o aumento de casos na cidade, que atualmente registra apenas dois positivos.

    A pesquisa foi realizada em diferentes locais do município, abrangendo os bairros Centro, Vila Nova, Perequê, Jardim Dourado, Alto Perequê, Araçá, Santa Luzia e Sertão de Santa Luzia. No total, foram coletadas 511 amostras de larvas, sendo identificadas 1.358 larvas de outros insetos, 275 larvas do mosquito Aedes Albopictus e 765 larvas do Aedes Aegypti, o principal vetor da dengue. Os bairros com os maiores índices de infestação foram Santa Luzia e Perequê, onde a atenção dos moradores deve ser redobrada. Os principais criadouros encontrados foram depósitos móveis, como potes, pneus, baldes e recipientes que acumulam água da chuva.

    A melhor forma de combater a dengue é impedir a proliferação do mosquito. Pequenas ações no dia a dia fazem a diferença, como eliminar água parada de recipientes, tampar caixas d’água, manter calhas sempre limpas para evitar o acúmulo de folhas e realizar inspeções regulares no quintal e em áreas externas da casa. Com a colaboração de todos, é possível reduzir os focos do mosquito e manter a cidade segura.

    O DengueZap, canal exclusivo que facilita a comunicação entre a população e os agentes epidemiológicos, está disponível para receber denúncias e informações através do número (47) 99253-7395.

    Cidades