Aconteceu na sexta-feira, 14 de abril, no final da manhã na Praça de Alimentação do 1º Festival do Mar de Bombinhas, a primeira edição do Concurso de Culinária Sabores de Bombinhas. As inscrições foram realizadas de 28 de fevereiro a 31 de março, por meio de edital de chamamento, e recebeu 14 inscrições, das quais 11 participaram efetivamente do concurso.
A mesa de juradas foi composta por um trio técnico de peso: professora Marlene Huebes Novaes docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí; Erotides da Silva Campos que foi supervisora de Extensão em todos os cursos da Univali por 50 anos, principalmente Turismo e Hotelaria e Gastronomia, atualmente possui um sítio com produção de orgânicos certificada; e Esteli dos Santos Rodrigues Chef executivo e técnico operativo e atualmente cozinheira líder no Hotel Vila do Farol, que avaliaram os pratos sob os critérios: sabor, história do prato, criatividade, originalidade, adequação a culinária tradicional e apresentação.
Sagraram-se campeões: em primeiro lugar Rosiane Maria Vieira com o prato “Saragaço”, uma releitura do tradicional debulho com lula capturada artesanalmente recheada com ova de tainha e guarnição de tainha e pirão; em segundo lugar Emanuel Vital com o prato “Veda” uma releitura de camarão na abóbora, utilizando a abóbora como creme em cima de uma massa bem fina; e em terceiro lugar Júlio César Mercedes com o prato “Escabeche” feito com peixe batata temperado com açafrão e colorau e com guarnição de pirão d’água. A premiação foi de 1.000 reais, 800 e 600 reais respectivamente. Todos os participantes receberão durante a semana Certificado.
A professora Marlene fala sobre a qualidade dos pratos apresentados: “De muita qualidade as produções gastronômicas apresentadas, interessantes e típicas, e uma preocupação dos participantes em valorizar os ingredientes locais. Ou seja, cumpriu com o objetivo de enobrecer a culinária tradicional de Bombinhas”, ainda ressaltou que a “criatividade superou as expectativas, e que a diferença nas notas de um prato para o outro foi de décimos”.
A primeira colocada Rosiane Maria Vieira esbanjava um sorriso de orelha a orelha. “Fiquei muito feliz com a primeira colocação, nem vou dizer o contrário, foi um desfile de pratos bons, mas eu participei ciente de que o melhor eu cumpri, pois consegui fazer o prato, então a sensação de dever e missão cumpridos eu já tinha. Agora, ver meu prato Saragaço receber o prêmio é bom demais”.
A tabela com a pontuação geral dos participantes está publicada no site da Prefeitura de Bombinhas (www.bombinhas.sc.gov.br), na aba “Transparência”, no ícone “Editais 2023”. Acesso pelo link:
Resultado Geral por ordem de colocação:
- Rosiane Maria Vieira – Saragaço
- Emanuel Vital – Veda
- Júlio César Mercedes – Escabeche
- Carlos Eduardo da Silva – Dália
- Andrea Cristine Koerich Bauermann– Panna cotta de amendoim com praliné de amendoim, calda de banana com canela e chantilly de amendoim
- Mauricio Cresta – Quiche de camarão à Bombinhas
- Gisele Cristiane da Silva– Moqueca de cação e camarão
- Rita de Cássia Gabriel Silva – Camarão à moda da família Gabriel
- Aldrelylian Jak Prestes – Brigadeiro Consertada
- Ydalmis Arleira montero Nolaños – Arepa venezolana
- Fabiana Irene da Silva– Escabeche à moda do chef