18.6 C
Itapema
domingo, junho 22, 2025
mais
    InícioCidadesBombinhasPRATO “SARAGAÇO” VENCE O CONCURSO DE CULINÁRIA SABORES DE BOMBINHAS

    PRATO “SARAGAÇO” VENCE O CONCURSO DE CULINÁRIA SABORES DE BOMBINHAS

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista 22/06: Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc

    BR-280 – A realidade das obras federais Os resultados do...

    SC amplia Tarifa Social: 477 mil famílias podem zerar conta de luz

    Benefício gratuito atinge famílias que consomem até 80 kWh e...

    Yeesco luta pela liderança contra Cunha Porã em Itapema

    Jogo marca final da primeira fase da Série Prata...

    Aconteceu na sexta-feira, 14 de abril, no final da manhã na Praça de Alimentação do 1º Festival do Mar de Bombinhas, a primeira edição do Concurso de Culinária Sabores de Bombinhas. As inscrições foram realizadas de 28 de fevereiro a 31 de março, por meio de edital de chamamento, e recebeu 14 inscrições, das quais 11 participaram efetivamente do concurso.

    A mesa de juradas foi composta por um trio técnico de peso: professora Marlene Huebes Novaes docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí; Erotides da Silva Campos que foi supervisora de Extensão em todos os cursos da Univali por 50 anos, principalmente Turismo e Hotelaria e Gastronomia, atualmente possui um sítio com produção de orgânicos certificada; e Esteli dos Santos Rodrigues Chef executivo e técnico operativo e atualmente cozinheira líder no Hotel Vila do Farol, que avaliaram os pratos sob os critérios: sabor, história do prato, criatividade, originalidade, adequação a culinária tradicional e apresentação.

    Sagraram-se campeões: em primeiro lugar Rosiane Maria Vieira com o prato “Saragaço”, uma releitura do tradicional debulho com lula capturada artesanalmente recheada com ova de tainha e guarnição de tainha e pirão; em segundo lugar Emanuel Vital com o prato “Veda” uma releitura de camarão na abóbora, utilizando a abóbora como creme em cima de uma massa bem fina; e em terceiro lugar Júlio César Mercedes com o prato “Escabeche” feito com peixe batata temperado com açafrão e colorau e com guarnição de pirão d’água. A premiação foi de 1.000 reais, 800 e 600 reais respectivamente. Todos os participantes receberão durante a semana Certificado.

    A professora Marlene fala sobre a qualidade dos pratos apresentados: “De muita qualidade as produções gastronômicas apresentadas, interessantes e típicas, e uma preocupação dos participantes em valorizar os ingredientes locais. Ou seja, cumpriu com o objetivo de enobrecer a culinária tradicional de Bombinhas”, ainda ressaltou que a “criatividade superou as expectativas, e que a diferença nas notas de um prato para o outro foi de décimos”.

    A primeira colocada Rosiane Maria Vieira esbanjava um sorriso de orelha a orelha. “Fiquei muito feliz com a primeira colocação, nem vou dizer o contrário, foi um desfile de pratos bons, mas eu participei ciente de que o melhor eu cumpri, pois consegui fazer o prato, então a sensação de dever e missão cumpridos eu já tinha. Agora, ver meu prato Saragaço receber o prêmio é bom demais”.

    A tabela com a pontuação geral dos participantes está publicada no site da Prefeitura de Bombinhas (www.bombinhas.sc.gov.br), na aba “Transparência”, no ícone “Editais 2023”. Acesso pelo link:

    https://www.bombinhas.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/168043

    Resultado Geral por ordem de colocação:

    • Rosiane Maria Vieira – Saragaço
    • Emanuel Vital – Veda
    • Júlio César Mercedes – Escabeche
    • Carlos Eduardo da Silva – Dália
    • Andrea Cristine Koerich Bauermann– Panna cotta de amendoim com praliné de amendoim, calda de banana com canela e chantilly de amendoim
    • Mauricio Cresta – Quiche de camarão à Bombinhas
    • Gisele Cristiane da Silva– Moqueca de cação e camarão
    • Rita de Cássia Gabriel Silva – Camarão à moda da família Gabriel
    • Aldrelylian Jak Prestes – Brigadeiro Consertada
    • Ydalmis Arleira montero Nolaños – Arepa venezolana
    • Fabiana Irene da Silva– Escabeche à moda do chef

    Cidades