25.1 C
Itapema
terça-feira, fevereiro 24, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaPrefeito Alexandre Xepa assegura que a Celesc fará investimentos para melhorias em...

    Prefeito Alexandre Xepa assegura que a Celesc fará investimentos para melhorias em Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Novas regras para bicicletas elétricas e patinetes já valem em Itapema

    Câmara aprova medida que restringe circulação no Calçadão e...

    Mais de 2,5 mil alunos iniciam atividades esportivas em Itapema

    Escolinhas da Prefeitura reúnem mais de 100 turmas e...

    Mais de R$ 16 milhões serão destinados à ampliação da infraestrutura elétrica e à diminuição das interrupções de energia na cidade

    xepa2 xepa 1
    O prefeito Alexandre Xepa esteve em Florianópolis na terça-feira (13) para uma reunião com a equipe da Celesc, onde foi anunciado um investimento superior a R$ 16 milhões para a estrutura elétrica de Itapema até 2025. O encontro com Tarcísio Rosa, presidente da companhia, e Sandro Varela, diretor de distribuição, teve como tema principal as constantes falhas de energia no município e a urgência de expandir a infraestrutura para atender ao crescimento da localidade.
    O plano que foi apresentado inclui a instalação de um novo transformador de 40 mil kVA na subestação de Itapema, o que aumentará a capacidade de distribuição de energia duas vezes. Além disso, novos alimentadores serão instalados, o que vai expandir a rede de atendimento, dividir a carga e minimizar as interrupções de energia em diferentes bairros. As melhorias se concentrarão especialmente nas áreas de Morretes, Meia Praia e Centro, mas também visam preparar a cidade para os períodos de maior movimento, quando o consumo de energia aumenta consideravelmente.
    Na reunião, também foi abordada a possibilidade de regularização de áreas que possuem ligações clandestinas. A Prefeitura, juntamente com a Celesc, pretende desenvolver uma parceria, com a colaboração do Ministério Público, para regularizar as redes em regiões que se tornaram áreas públicas e que atualmente abrigam milhares de famílias sem acesso formal à energia elétrica. A proposta inclui o desenvolvimento da rede e a instalação de padrões de entrada, com opções de pagamento facilitado para os moradores.
    O prefeito Alexandre Xepa destacou o apoio do Governo do Estado e reafirmou o comprometimento da administração municipal com a supervisão técnica das melhorias. “Esse progresso para nossa cidade só foi viável graças ao governador Jorginho Mello, que reconheceu a urgência do problema e fez com que a Celesc tomasse providências. Saímos de lá com tudo resolvido: Itapema receberá investimentos concretos, com prazos e planos claros, e estaremos atentos a todas as etapas”, disse. Xepa também confirmou que a equipe técnica da Celesc estará em Itapema ainda esta semana para visitar os bairros e identificar as principais necessidades da população.
    De acordo com a Celesc, os primeiros equipamentos já estão sendo adquiridos e devem chegar ainda neste segundo semestre. A instalação do novo transformador está planejada para acontecer antes do verão. A Prefeitura de Itapema monitorará todas as fases do cronograma para assegurar que os investimentos sejam concretizados e proporcionem o impacto positivo desejado aos moradores.

    Cidades