18.2 C
Itapema
sexta-feira, junho 26, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaPrefeitura de Itapema entrega kits e equipamentos para agentes de saúde e...

    Prefeitura de Itapema entrega kits e equipamentos para agentes de saúde e endemias

    Em:

    Em Destaque

    Ação beneficia 39 profissionais que concluíram formação técnica; cada kit conta com mochila, chapéu, termômetro e aparelho de pressão arterial para o trabalho de campo nos bairros

    A Prefeitura de Itapema realizou a entrega oficial de novos kits de trabalho para 39 profissionais que concluíram o Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A iniciativa contempla diretamente 29 agentes comunitários e 10 agentes de endemias, fortalecendo a estrutura de atendimento e monitoramento que as equipes realizam diariamente de forma direta junto aos moradores nos bairros.
    Os kits distribuídos contam com mochila, chapéu protetor, aparelho de pressão arterial e termômetro, ferramentas essenciais para dar suporte às visitas domiciliares e triagens em campo. Além dos itens individuais entregues aos profissionais, a Secretaria de Saúde distribuiu um novo glicosímetro para cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, ampliando o suporte e o controle de pacientes diabéticos na rede de Atenção Básica.

    Estrutura na linha de frente
    A entrega dos materiais faz parte do programa municipal de valorização e qualificação dos servidores da saúde que finalizaram a capacitação técnica em 2025. O secretário de Saúde, Fabrício Lazzari, reforçou o papel estratégico dessas equipes na engrenagem pública. “Esses profissionais são a porta de entrada da saúde para muitas famílias. Estão diariamente nos bairros orientando e identificando situações que precisam de atenção. A formação técnica com os equipamentos adequados dá melhores condições de trabalho”, destacou.
    O prefeito Alexandre Xepa também acompanhou o ato de entrega e sinalizou que a estruturação das equipes de base reflete na ponta do atendimento. “A gente acredita que quem está na linha de frente precisa ter estrutura e ser valorizado. Esses profissionais se qualificaram e agora recebem ferramentas para desempenhar melhor suas funções. Quando a prefeitura investe nos servidores, quem ganha é a população”, pontuou o chefe do Executivo. Os novos equipamentos já foram integrados à rotina das equipes e passam a ser utilizados nos mapeamentos preventivos da cidade.

    Cidades