Representante de Itapema foi a única participante de Santa Catarina no evento e ficou entre as dez melhores do festival
A prenda catarinense Tereza Freytag levou o nome de Santa Catarina ao destaque nacional ao representar o tradicionalismo do estado no FESTXIRU, realizado na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e madrinha do Prendado do Vale do Itajaí (GDG Elo de Sangue/AGETSC), Tereza foi a única representante catarinense no evento, alcançando classificação entre as dez melhores participantes.
Representando o CTG Tropeiros do Litoral e o Grupo Tropeiros do Litoral, de Itapema, pertencente à 8ª Região Tradicionalista de Santa Catarina, a prenda teve uma apresentação marcada pela elegância, autenticidade, conhecimento e profundo respeito às tradições gaúchas, emocionando o público e valorizando a cultura tradicionalista catarinense em solo rio-grandense.
A participação no FESTXIRU foi considerada memorável e reforçou o compromisso com a preservação da cultura, da história e dos valores do movimento tradicionalista. O desempenho de Tereza Freytag também contribuiu para fortalecer os laços culturais entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
O CTG Tropeiros do Litoral, assim como a comunidade tradicionalista catarinense, manifestou orgulho e reconhecimento pela representação, destacando a importância do resultado para a valorização do tradicionalismo e da identidade cultural do estado.










