Desembargador João Henrique Blasi anunciou instalação da 4ª vara da Comarca da cidade
A Sessão Ordinária desta terça (25/04) foi marcada por uma homenagem especial, com a entrega da Moção de Reconhecimento ao presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, Desembargador de Justiça João Henrique Blasi. O ápice da solenidade foi o anúncio da instalação da 4ª vara da Comarca de Itapema.
A Moção foi oferecida pelo vereador Léo Cordeiro (MDB), e apoiada por todos os demais vereadores. O parlamentar recordou a trajetória do Desembargador e endossou a importância da entrega da Moção. “Temos a honra de receber e homenagear um cidadão comprometido com Santa Catarina e com o bem estar e a justiça do povo catarinense, um ser humano de inestimável valor e reconhecido por sua atuação política e profissional. Defensor da L
liberdade de expressão, que acredita na justiça e a classifica como um gênero de primeira necessidade”, registrou o vereador Léo.
Durante o discurso, o Desembargador Blasi surpreendeu a Câmara e os presentes com um importante anúncio para reforçar o Poder Judiciário de Itapema. “Itapema é hoje uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina, e por isso, os estudos de jurimetria que nós fizemos apontaram que é absolutamente justa a implantação da quarta Vara da Comarca de Itapema, portanto em seis meses deveremos estar aqui para instalá-la aqui”, anunciou.
Participaram da solenidade autoridades do Poder Judiciário de Santa Catarina, Desembargadores, Juízes, OAB e advogados.
História
Natural de Florianópolis, é bacharel em Administração de Empresas pela ESAG/Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, além de especialista em nível de mestrado em Direito Público, também pela UFSC.
João Henrique Blasi foi advogado militante, conselheiro seccional e federal da Ordem dos Advogados do Brasil. No Poder Executivo Estadual exerceu os cargos de secretário de Estado da Justiça e de secretário de Estado da Segurança Pública.
Blasi foi eleito deputado estadual por quatro mandatos. Na Alesc, foi autor de Projetos, como o que autorizou a instalação de salas de videoaudiência nos estabelecimentos prisionais catarinenses, destinados à realização dos procedimentos judiciais que exigem a oitiva de detentos, reclusos e apenados.
Em 2007, tomou posse no cargo de desembargador, integrando inicialmente a 4ª Câmara de Direito Comercial e, na sequência, na 2ª Câmara de Direito Público, da qual foi presidente. Também presidiu o Grupo de Câmaras de Direito Público e foi 1º vice-presidente no Tribunal de Justiça no biênio 2020/2022.
Agora, como presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, no biênio 2022/2024, João Henrique Blasi está unindo tradição e tecnologia com base em quatro eixos: dimensão humana, perspectiva institucional, fator tecnológico e relações institucionais.