Profissionais das empresas de São João Batista participam de capacitação para retorno de atividades industriais

375
Compartilhar

Região

Encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, na Associação da Componarte

Na tarde da última quarta-feira, 1º, empresários e funcionários do setor de Recursos Humanos das indústrias calçadistas de São João Batista participaram de uma capacitação, na Associação da Componarte. O intuito foi preparar esses profissionais para organizarem o retorno das atividades nas empresas, na próxima terça-feira, 7.

A capacitação foi promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados (Sincasjb), com a presença da secretária de Saúde, Karin Leopoldo, diretora da Vigilância Epidemiológica, Aline Paulista, responsável pela Vigilância Sanitária, Jairo Pereira, e o técnico de Segurança do Trabalho, Elisandro dos Santos.

Durante o encontro, foram apresentadas as exigências conforme decreto do Governo de Santa Catarina.

O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, explicou que é preciso organizar o retorno com todas as medidas de segurança, e assim, evitar o contágio do covid-19. “Estamos preocupados com a saúde de nossos colaboradores, por isso, pensamos em ações que ajudem a fazer com que esse vírus não chegue em nosso município”, diz.

A secretária de Saúde repassou aos profissionais os dados referentes a São João Batista. Apesar de não haver nenhum caso confirmado no município, os casos monitorados têm aumentado significativamente. Esses casos, segundo Karin, são pessoas que apresentaram sintomas leves de covid-19, mas não se enquadram nos critérios para realização do exame. Por isso, precisam ficar em quarentena total. “Esses casos começaram a aumentar depois que as pessoas passaram a ignorar o isolamento social e começaram a sair de suas casas”, conta.

Os profissionais da saúde se colocaram à disposição das empresas, caso haja necessidade de uma conversa direta com os colaboradores. “Vamos até a empresa para orientar os funcionários que talvez não estejam entendendo a situação”, frisa Jairo.

Retorno definido

Conforme acordo entre o Sincasjb e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados (Sintrical), a paralisação das empresas segue até segunda-feira, 6, com retorno na terça-feira, 7.

No início da semana, na segunda-feira, 30, a entidade patronal se reuniu com empresários para definir o retorno das indústrias. Desta forma, foram definidas algumas ações para ajudar as empresas com as orientações aos funcionários.

Entre as ações definidas, ficou acertado para o Sincasjb confeccionar uma cartilha explicativa para instruir os trabalhadores de como voltar ao trabalho. Além disso, será feito um mutirão para confeccionar máscaras e distribuir aos funcionários. A Quimicolla também se disponibilizou a produzir álcool 70% para as empresas.

As empresas deverão ainda retornar com capacidade reduzida, conforme prevê a determinação do decreto estadual.