24 C
Itapema
segunda-feira, março 24, 2025
mais
    InícioCidadesBombinhasPROJETO ‘ARANDU ETÉ’ RESGATA LENDAS INDÍGENAS E AFRO-INDÍGENAS PARA ESTUDANTES

    PROJETO ‘ARANDU ETÉ’ RESGATA LENDAS INDÍGENAS E AFRO-INDÍGENAS PARA ESTUDANTES

    Em:

    Em Destaque

    A cultura indígena e afro-indígena do Brasil ganha vida nas apresentações de “AranduEté – A Sabedoria Verdadeira”, um projeto de contação de histórias que levará aos alunos das escolas públicas municipais de Bombinhas um mergulho nas tradições e lendas do folclore nacional. As apresentações acontecerão entre os meses de março e maio de 2024, contemplando cinco escolas da rede pública de ensino fundamental I.
    O projeto, idealizado por Maria Cristina Mello, proponente do projeto e Samara Miranda, produtora artística e cultural, propõe a valorização da cultura dos povos originários do Brasil por meio da oralidade, da música e da literatura. No espetáculo, os alunos conhecerão histórias sobre personagens marcantes do folclore, como Curupira, Vitória-Régia e Maculelê, promovendo o resgate da identidade cultural brasileira e fomentando o contato com tradições ancestrais.
    A apresentação ganha vida através da atuação de Samara Miranda (contadora de histórias e roteirista), Maria Cristina Mello (proponente do projeto, musicista, compositora e roteirista), Peter Allan Ramos (musicista e compositor) e Deyse Cristina Barbosa (intérprete de Libras), que encantam o público com uma performance envolvente.
    O espetáculo conta com uma caracterização rica e adereços cênicos criados especialmente para representar cada lenda, proporcionando um ambiente mágico e interativo. Os figurinos e objetos cênicos foram desenvolvidos para se comunicar visualmente com os espectadores, tornando as histórias ainda mais imersivas e acessíveis para todos os públicos.
    Além das apresentações nas escolas, o projeto realizará uma contrapartida sociocultural no Auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola, onde a equipe artística oferecerá um show musical sobre ritmos brasileiros. O evento reunirá músicos, intérprete de Libras e a contadora de histórias, promovendo um momento especial de interação com a cultura popular.
    Pensando na acessibilidade, todas as apresentações contarão com intérprete de Libras e a distribuição de panfletos em braille, garantindo que o conteúdo seja acessível a um público mais amplo. Os espaços das escolas também possuem estrutura adequada para pessoas com mobilidade reduzida.
    Arandu eté – A sabedoria verdadeira é uma proposta cultural realizada por Maria Cristina Mello, com recursos da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura por meio do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2024 do Fundo Municipal de Cultura.
    Para acompanhar mais informações sobre o projeto, acesse:
    Instagram: @samaramirandaramos
    Instagram: @cris_guica
    Programação
    Apresentações nas escolas públicas municipais de Bombinhas:
    E.B.M. Edith Willecke: 06/03/25
    E. B. M. Manoel José da Silva: 27/03/25
    E. B. M. Pequeno Príncipe: 03/04/25
    E. B. M. Manoel Eduardo Mafra: 24/04/25
    E. B. M. Dona Dilma Mafra: 08/05/25

    Todas as escolas serão contempladas com duas apresentações: uma no período matutino: 10:30 e outra no vespertino: 13:30

    Cidades