O projeto cultural “A Música e os Saberes dos Mestres de Cultura Popular” chega à sua fase final e mais esperada: a estreia do documentário, que acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 19h, no Espaço Cultural Nelson Santos em Itapema, com entrada gratuita. A produção celebra e perpetua a riqueza cultural luso-açoriana e brasileira, através dos mestres Silvio Valmor Vieira e Genésio Santana, conhecido como Batata.
Idealizado pelo Coletivo Tapera, em parceria com o grupo de cultura popular Raiz da Terra, o projeto realizou ensaios, oficinas, apresentações e registros audiovisuais, promovendo uma imersão nas manifestações populares como o Boi-de-mamão, Chamarrita, Mascarado ou Pau-de-fita, Terno de Reis e a Confecção de Balaio. Agora, todo esse processo será eternizado na tela.
A grande estreia do documentário será um momento especial para celebrar os saberes transmitidos por esses verdadeiros guardiões da cultura e para compartilhar com a comunidade o resultado desse trabalho dedicado à preservação e valorização da identidade cultural de Itapema.
Além da exibição do documentário, o público poderá vivenciar apresentações musicais e culturais que reforçam a importância do projeto para a memória e a valorização dos mestres da cultura popular. A intensão do proponente deste projeto Peter Allan Ramos, foi de não apenas documentar, mas também fortalecer as tradições populares de nossa região, permitindo que as novas gerações tenham acesso e compreendam a importância dessas manifestações culturais.
O documentário também será levado às escolas da rede pública de Itapema, garantindo que seu impacto alcance um público ainda mais amplo e diverso, promovendo educação e conscientização cultural.
O projeto “A Música e os Saberes dos Mestres de Cultura Popular” é um verdadeiro mergulho na alma da cultura catarinense, reafirmando o compromisso com a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade local.
Para mais informações sobre o projeto e a estreia do documentário, entre em contato com Monique Neves,
Assessora de Imprensa.
WhatsApp: (47) 9 9930 3090