18.4 C
Itapema
segunda-feira, outubro 20, 2025
mais
    InícioCidadesBalneário Camboriú‘Protocolo Grace’ será apresentado neste final de semana, com entrada gratuita, no...

    ‘Protocolo Grace’ será apresentado neste final de semana, com entrada gratuita, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú

    Em:

    Em Destaque

    Consulta pública propõe novo nome para o Molhe do Pontal Norte em Itapema

    Proposta apresentada pelos vereadores homenageia o jovem itapemense Gabriel...

    Pelo Estado Entrevista 19/10: Giovani Lima, advogado candidato ao Quinto Constitucional

    “Os desafios da advocacia são constantes e permeiam questões...

    Monólogo de Melize Zanoni estará em cartaz sábado e domingo, 18 e 19/10, na última temporada do ano no Teatro Bruno Nitz

    A discussão entre o procedimento de construção da verdade e a verdade como ponto de vista serão os pontos centrais de discussão neste fim de semana (sábado e domingo, 18 e 19/10), às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, localizado na Avenida Central de Balneário Camboriú, com o espetáculo ‘Protocolo Grace’, apresentado pela atriz Melize Zanoni.
    É o ator um manipulador da verdade? Esse e outros questionamentos serão abordados no monólogo realizado pela Duo Dellarte Cia. Artística e Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú – 2025, estrelado por Melize Zanoni. “Protocolo Grace”, estará em cartaz no Teatro Bruno Nitz, com entrada gratuita (ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes do espetáculo). A peça tem incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura, PIC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e patrocínio da Celesc.
    Melize Zanoni, que é atriz há 35 anos, é a autora do texto e protagonista de Protocolo Grace, com direção de Pépe Sedrez e iluminação, técnica e design de Cristiano Garcia. Ela explica que a ideia de seu monólogo, que estreou em outubro/2024, justamente no Teatro Bruno Nitz surgiu ainda durante a pandemia, em 2020. “É um solo, no qual interpreto uma atriz que está passando por um interrogatório. A ideia é abordar a relação entre a mentira e a verdade, entre estas e a ficção, e a manipulação da verdade nos dias atuais, em meio às tecnologias e a à própria inteligência artificial, que geram ainda mais dúvidas no que diz respeito aos limites entre a verdade e a mentira. Informações falsas podem se tornar verdades absolutas ou verdades podem se tornar mentiras, atingindo níveis inimagináveis. E quando tudo isso envolve uma atriz? Terá ela mais recursos para dizer a mentira ou a verdade pode se tornar duvidosa?”, diz.
    Melize salienta que houve muitas pessoas que ainda não conseguiram conferir a peça e agora terão mais duas oportunidades, com duas noites de exibição. “O ponto principal de Protocolo Grace passa por uma noite de inquérito policial, tentando provar a veracidade de seu relato. O público é convidado a observar Grace e seu desempenho diante de olhares humanos e olhares tecnológicos. O espetáculo utiliza projeções, quatro câmeras, mais de 100 inserções de áudio, e se diferencia pelo uso de inteligência artificial e técnicas contemporâneas para criar uma atmosfera imersiva”, acrescenta a atriz.

    Saiba mais sobre Protocolo Grace
    A personagem Grace é uma atriz levada a um julgamento pela morte do próprio marido, desaparecido em estranhas circunstâncias. O Protocolo Grace é o momento em que a atriz passa pelo detector de mentiras. Seu desempenho diante do interrogatório gera diversas perguntas, que vão sendo respondidas ou aludidas ao longo do espetáculo, como: de que forma funciona a construção da verdade na representação do ator? É o ator um mentiroso? Quais seriam as motivações de Grace? É ela culpada ou vítima de uma conspiração? Como se dá o procedimento de construção da verdade? É a verdade um ponto de vista?

    Serviço
    O quê: Apresentação da peça ‘Protocolo Grace’, pela LIC — Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú/2025
    Quando: 18 e 19/10 (sábado e domingo), às 20h
    Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com a Rua 200, no Centro de Balneário Camboriú).
    Quanto: Entrada gratuita e aberto ao público – ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes do espetáculo (classificação – 14 anos).

    Cidades